Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DUETO

Cantor do tema de Sonho Meu, José Augusto confessa mágoa de Xuxa

DIVULGAÇÃO/JOSÉ AUGUSTO

O cantor José Augusto olha para a câmera com leve sorriso e camisa pink

O cantor José Augusto, que fez sucesso com músicas em trilhas sonoras de novelas

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2021 - 6h30

Em 1993, a música Querer É Poder, tema da novela Sonho Meu (1993), reprisada atualmente pela primeira vez, no canal Viva, fez muito sucesso no Brasil. Trata-se de dueto entre Xuxa Meneghel e José Augusto, que eram muito amigos na época. No entanto, nos últimos anos eles romperam totalmente, e o cantor ficou muito magoado. Considera que não há a menor chance de ter qualquer tipo de relação com a apresentadora novamente. 

Ao longo dos anos 1980 e 1990, Xuxa e José Augusto foram muito próximos. Gravaram músicas juntos, ele ia sempre aos programas dela e a acompanhou em momentos marcantes, como a morte de Ayrton Senna (1960-1994) e o nascimento de Sasha. Mas, após ter sua filha, Xuxa se distanciou dele, não atendia mais aos telefonemas, segundo o cantor. 

Numa live com Geraldo Luís em junho do ano passado, José Augusto contou que reencontrou Xuxa vinte anos após o afastamento e ficou muito triste com o que ela lhe disse. 

"A gente não se entendeu mais. Ela me disse umas coisas, eu disse outras. Até que no final, ela disse para mim: 'Já sei por que você era tão meu amigo, você só queria aparecer no programa'. Aquilo me feriu tanto... Nunca quis me aproveitar. Eu jamais me aproveitaria de uma amizade assim", afirmou. 

Agora, com a reexibição de Sonho Meu, a música tema volta a ficar em evidência. Mas o cantor diz que não há possibilidade de qualquer reconexão com a ex-amiga. "Não existe nada que eu queira lembrar, nada que eu queira obter, nenhuma possibilidade de reaproximação no caso Xuxa. Pra mim isso é uma página virada, caso encerrado", declarou ao Notícias da TV

Coleção de trilhas sonoras

Apesar das más lembranças que tem de Xuxa, José Augusto guarda boas recordações de Sonho Meu. Ele chegou a aparecer no último capítulo da novela, fazendo um show para vários personagens na Ópera de Arame, em Curitiba. "[Essa música] Representou um momento muito importante da minha carreira, é uma canção que eu tenho muito orgulho de ter feito", afirma.

Além dessa, outras 16 canções de José Augusto fizeram parte de trilhas sonoras de novelas. A primeira foi Quem Nega a Luz, na Sombra Vai Morrer, para a versão original de Anjo Mau (1976). Teve também músicas em Barriga de Aluguel (o tema de abertura Aguenta Coração, em 1990), Tieta (Eu e Você, em 1989) e Avenida Brasil (Estória de Nós Dois, em 2012), por exemplo.

"Sou um dos principais [artistas] com músicas trilhas de novela, existem muitos. Não foi uma coisa almejada por mim. Os produtores, diretores artísticos, sempre escolhiam nos meus discos alguma canção que pudesse coincidir com algum personagem", explica.

Eu ainda acho, apesar do streaming, das redes sociais e da nova forma que você tem de divulgar sua canção, quando você faz parte de uma trilha sonora de uma novela é uma coisa muito importante. Nós temos atores maravilhosos, pessoas maravilhosas que escrevem novelas, e é sempre muito importante quando você pode exportar essa arte para o mundo inteiro [com novelas exportadas].

A trilha sonora mais recente de que José Augusto fez parte foi a de Belaventura (2017), da Record, com a música Ninguém Te Amou Assim. Hoje com 67 anos, o cantor já tomou as duas doses de vacina contra Covid-19, mas se mantém em casa, esperando a pandemia passar para voltar a fazer shows. 

"Tô tomando todos os cuidados comigo e com a minha família, louco pra voltar a fazer show, pra retomar um projeto que eu comecei em 2020, que se chama Um Brinde ao Amor. São canções inéditas que eu vou lançando de tempos em tempos, com participação de algum colega de profissão. Isso vai ser registrado num DVD. Mas por enquanto estou em casa, sem sair, compondo, curtindo minha família e esperando o momento certo pra poder voltar ao trabalho", diz o cantor. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.