Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPÍRITO VINGATIVO

Alexandre é você? Renascer ganha reforço sobrenatural e imita novela A Viagem

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Theresa Fonseca, de costas e cortada na imagem, contracena com Antonio Calloni no remake de Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) em cena que foi ao ar quinta-feira (11) na novela Renascer, da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 12/4/2024 - 12h00

A volta de Belarmino (Antonio Calloni) como um espírito vingativo insere no remake de Renascer a temática da novela A Viagem (1994). O avô de Mariana (Theresa Fonseca) usará até Eliana (Sophie Charlotte) para que a neta não desista de tirar de José Inocêncio (Marcos Palmeira) as terras que eram dele no passado. No espiritismo, uma alma perturbada como a do coronel morto é considerada um obsessor desencarnado.

A teledramaturgia volta e meia ressuscita algum personagem morto em uma novela, mas o mais famoso deles é Alexandre (Guilherme Fontes) da trama escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995). Aliás, a Viagem completa 30 anos em 2024 e ganhou uma reapresentação no canal Viva. A estreia será no próximo dia 22, na faixa das 12h15.

Alexandre era o vilão da memorável saga espírita. No começo da história, ele mata um homem durante um assalto. Para se esconder da polícia, pede ajuda ao irmão, Raul (Miguel Falabella), e ao cunhado, Téo (Maurício Mattar). Só que a dupla decide entregá-lo à polícia.

Para tentar tirar o irmão da cadeia, Diná (Christiane Torloni) procura o famoso criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes), que se recusa a defender o rapaz. Condenado, Alexandre comete suicídio. Aí é que o bicho pega, já no próprio velório, Alexandre não se conforma com a "traição" da família e decide se vingar.

mattar e fontes

Maurício Mattar e Guilherme Fontes em A Viagem

Já no remake de Renascer, Belarmino contratou matadores para acabar com a vida de José Inocêncio, quando o coronel ainda era jovem e interpretado por Humberto Carrão. Depois, ele atirou no inimigo e teve a cara de pau de ir "beber o morto" em seu falso velório, mas acabou desmascarado e assassinado.

Até agora a revelação de quem o matou é um mistério no remake da Globo. Na versão original de Renascer, a verdade só veio à tona depois da metade da novela, no capítulo 134 --em 1993, a trama contou ao todo com 216 episódios.

Volta incrementada

Na época, o José Inocêncio interpretado por Antonio Fagundes matou o personagem que tinha sido vivido por José Wilker (1944-2014). Tudo indica que isso não deve mudar na novela atual, mas ganhará novos contornos.

O autor Bruno Luperi tem feito alterações para dramatizar e valorizar algumas histórias, como no caso da volta de Belarmino. Não estava previsto o espírito "encostar" na neta que ele nem conheceu.

Em 1993, Mariana (Adriana Esteves) só sentia a presença dos avós na fazenda em que eles viveram quando ela nem era nascida, e os parentes apareciam em cenas de flashback com Belarmino invejando José Inocêncio no capítulo 52.

Nos próximos capítulos, Belarmino continuará a influenciar a neta. Inácia (Edvana Carvalho) perceberá isso, mas não se preocupará porque sabe que a casa de Inocêncio é protegida por Nossa Senhora. Realmente, o espírito vingativo não conseguirá entrar no lar do inimigo graças à santa que sua neta tanto quis tirar dali.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 4 a 18/5

Sábado, 4/5 (Capítulo 90)
Dona Patroa decide deixar Egídio, e Sandra comemora. Sandra revela a Eliana que talvez esteja grávida de João Pedro. Eliana se sente ferida ao ver Ritinha com Damião. Damião procura Eliana. Rachid convida Dona Patroa para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.