Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MORTO-VIVO

Alex volta em Verdades Secretas 2? Reviravolta seria um desastre para novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Rodrigo Lombardi olha para frente com cara de sério em cena de Verdades Secretas

Alex (Rodrigo Lombardi) morreu na primeira temporada de Verdades Secretas; ele pode voltar?

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2021 - 6h25

Recentemente, uma foto de Rodrigo Lombardi agitou os fãs de Verdades Secretas. O ator surgiu em um barco, no meio do mar, ao lado de um dublê. Imediatamente, teve início a especulação de que ele poderia estar na aguardada continuação da novela, que estreia no Globoplay na próxima quarta-feira (20). Mas a volta do personagem teria tudo para ser um desastre na nova trama de Walcyr Carrasco.

Sim, existe um apelo inegável em ter o empresário inescrupuloso nos novos capítulos. O vilão foi um dos grandes destaques da primeira temporada, e seu retorno promoveria uma reviravolta impactante. O problema é que essa virada não faria nenhum sentido.

Alex tomou diversos tiros de Angel (Camila Queiroz), seu corpo foi atirado ao mar. Não existe milagre que poderia fazê-lo ressuscitar. Para que o personagem estivesse vivo, o autor teria que forçar muito a barra e criar explicações exageradas.

Em entrevista ao Fantástico no domingo (17), o novelista deu um novo spoiler de um possível retorno do empresário. "É uma nova história, com novos temas. E ao mesmo tempo ancorada na primeira. No que ela é ancorada? Na morte ou não do Alex. Essa é uma verdade secreta. E também [é ancorada] no dinheiro que ele deixou, na luta pela herança", entregou ele.

Não é nada que Carrasco não tenha feito antes. Juliano Cazarré, por exemplo, já foi um "Lázaro" em mais de uma novela do escritor. Em Amor à Vida (2013), ele foi esfaqueado muitas vezes por Aline (Vanessa Giácomo) e ainda caiu em uma caçamba de lixo, da qual saiu vivinho da silva. Em O Outro Lado do Paraíso (2017), seu personagem foi vítima das tesouradas de Sophia (Marieta Severo) e acabou enterrado, mas saiu da cova, pronto para testemunhar contra a vilã.

O problema é que, nestes dois casos, o autor foi esculhambado pela crítica e até pelo público, que costuma ser mais generoso com a obra de Carrasco, mas não aguentou tantos absurdos -- as facadas de Ninho renderam vários memes nas redes sociais. 

Além disso, Verdades Secretas 2 está sendo vendida como uma trama ousada, séria e tensa. Uma virada dessas a levaria para o universo do absurdo, quase do pastelão, o que comprometeria o tom que ela pretende atingir.

reprodução/globoplay

Giovanna e Angel se enfrentam 

Incoerências com a história

Existe ainda outra questão importante. A premissa de Verdades Secretas 2 é que Giovanna (Agatha Moreira) volta ao Brasil, depois de anos, disposta a provar que seu pai foi assassinado pela ex-namorada. Se Alex estiver mesmo vivo, o propósito da história cai por terra. Afinal, por que ele mesmo não tentaria se vingar? Ele não procuraria uma forma de contatar a filha? Onde ele teria se escondido esse tempo todo? São lacunas expressivas.

Ainda existe o risco de que o vilão do passado anule outros personagens que estão sendo divulgados como promessas da história, casos de Gabriel Braga Nunes e Romulo Estrela, que viverá o novo protagonista. 

Mancha no original

Um dos pontos mais elogiados da primeira temporada de Verdades Secretas foi seu final não convencional. A trama terminou em uma verdadeira apoteose com o assassinato de Alex e o casamento de Angel e Gui (Gabriel Leone). A cena na qual a jovem caminha em direção à câmera com um olhar malicioso se tornou antológica.

Ressuscitar o personagem de Rodrigo Lombardi seria transformar essas sequências em uma farsa --ou seja, um desrespeito ao público da novela original, que tanto vibrou com seu desfecho.

Walcyr Carrasco é conhecido por testar as fronteiras do absurdo em suas tramas. Será melhor que, desta vez, a reviravolta surreal fique mesmo apenas no campo das especulações. Caso contrário, ela pode colocar em xeque a credibilidade e a seriedade que Verdades Secretas 2 parece buscar.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#79 - Primeiro grande mistério de Pega Pega é revelado!" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.