Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HORÁRIO NOBRE

Agro não é mais pop: Globo vai abandonar 'era rural' com o fim de Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A imagem mostra um homem de meia-idade com barba grisalha, usando chapéu de couro e óculos de sol, segurando um cacau, aparentemente ao ar livre.

Marçal (Osvaldo Mil) com o cacau de Renascer; Globo vai dar até logo para novelas rurais

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2024 - 21h00

O último capítulo de Renascer nesta sexta (6) vai representar o fim de uma era rural na Globo. Depois de três novelas ambientadas em fazendas no horário nobre em apenas dois anos, a emissora não tem planos de voltar tão cedo ao mesmo cenário. Pelo contrário, a tendência é que o telespectador entre em uma "selva de pedra" após Mania de Você.

O folhetim de João Emanuel Carneiro não é exatamente uma trama urbana, já que se passa nos arredores de um resort em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Mesmo assim, uma ambientação bastante diferente das fazendas de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal (2022) e Antônio La Selva (Tony Ramos) em Terra e Paixão (2023).

A segunda fase, porém, vai trazer de volta uma locação a qual o público já está bastante acostumado. Depois de sofrer um golpe e perder toda a fortuna, Luma (Agatha Moreira) vai trabalhar como motorista de aplicativo em São Paulo.

Manuela Dias vai assumir o horário em seguida como o remake de Vale Tudo, que originalmente se passava no Rio de Janeiro. Em vez de pastos ou de plantações de cacau, o telespectador vai acompanhar o que acontece no interior das mansões e dos apartamentos de luxo da alta sociedade --como o da vilã Odete Roitman, que ainda não ganhou uma intérprete para chamar de sua.

Se a Globo não mudar os planos, Gloria Perez volta para o horário nobre. Ela até já explorou o universo dos peões em América (2006), mas deu preferência a grandes cidades nos últimos anos --como em Caminho das Índias (2009), Salve Jorge (2012), A Força do Querer (2017) e Travessia (2022).

Esse movimento, curiosamente, é inverso ao que a emissora viveu na década passada quando Babilônia (2014) instaurou uma crise cujos reflexos são observados até hoje. Havia uma resistência muito forte a tramas urbanas, sobretudo a que traziam temas mais densos como o mundo do crime –tal qual A Regra do Jogo (2015).

Na época, a solução foi promover Velho Chico (2016) da faixa das seis para a das nove, a fim de dar um respiro ao telespectador. O folhetim também não foi tão bem quanto o esperado, e A Lei do Amor (2017) retomou o antigo cenário --se passando em uma cidade fictícia do ABC paulista.

Mania de Você estreia na próxima segunda (9) no lugar do remake. No elenco estão Adriana Esteves, Chay Suede, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Agatha Moreira, Nicolas Prattes e Ângelo Antônio, entre outros. A direção artística é assinada por Carlos Araújo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.