ÚLTIMO CAPÍTULO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Pedro (Juan Paiva) abraça José Inocêncio (Marcos Palmeira) no leito de morte em Renascer
A Globo exibiu o último capítulo de Renascer na noite desta sexta (6) sob condições adversas. Além do jogo entre Brasil e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a emissora também precisou ajustar a programação para um pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) --sobre as comemorações do Feriado de Independência. A audiência foi uma das piores de um último capítulo de novela das nove: 27 pontos na Grande SP, segundo dados preliminares da Kantar Ibope.
Como o Notícias da TV já havia antecipado, a líder de audiência fez uma verdadeira operação de guerra nos bastidores para evitar que cenas fossem descartadas. O episódio final foi reeditado, com sequências que foram vistas pelo público já na quarta (5).
Depois de tirar o facão dos pés do jequitibá-rei, João Pedro (Juan Paiva) finalmente acertou as contas com José Inocêncio (Marcos Palmeira). Ele pediu para ficar a sós com o pai em seus últimos momentos de vida. "Fui lá tirar o seu facão. Era isso que o senhor queria, não era?", perguntou ele, segurando firmemente a mão do fazendeiro. "Eu não quero mais ver o senhor sofrendo desse jeito. O seu filho rejeitado lhe quer muito bem", acrescentou.
Como em um passe de mágica, o protagonista recuperou as suas forças. "Tinha que ser você, João, para me fazer essa caridade. Eu não estava conseguindo ir embora com esse facão fincado lá", agradeceu. "A gente brigou tanto nessa vida. Eu tenho que lhe pedir perdão. Eu errei muito com você, meu filho", confessou, pedindo um último abraço.
"Eu sempre te amei, meu filho. Sempre", finalizou o personagem de Marcos Palmeira, antes de dar o último suspiro.
O espírito de Maria Santa (Duda Santos), então, apareceu para levar José Inocêncio para o Além. "Venha, não tenha medo, meu amor", pediu ela. "Agora nós vamos ficar juntos e para sempre", assegurou a mãe de José Bento (Marcello Melo Jr), José Bento (Renan Augusto) e José Venâncio (Rodrigo Simas). Inácia (Edvana Carvalho) chegou a tempo de ver o espírito do patrão ir embora de uma vez por todas.
O velório de José Inocêncio reuniu boa parte dos personagens, se iniciando com uma bênção de Inácia, que segurava uma rosa branca. Teca (Lívia Silva) era uma das mais emocionadas, ao lado de Zinha (Samantha Jones) e Sandra (Giullia Buscacio). Uma roda de músicos se formou na frente da fazenda, cantando Catinguelê Menino, com Norberto (Matheus Nachtergaele) pedindo vivas pelo vizinho.
"A gente tem que parar de dar cachaça para esse povo, porque amanhã ninguém vai aguentar acompanhar o velório", pediu José Renan, que foi ignorado pelos irmãos. "Deixa que é bom esquecer toda essa tristeza", emendou João Pedro.
Rachid (Almir Sater) aproveitou a morte do amigo para ir embora definitivamente do sul da Bahia. Ele entregou a carta de Marianinha para a neta dela, Teca (Gabriella Cristina). "Carta entregue, não temos mais o que fazer aqui. Cuida do Cacau", pediu o libanês.
Iolanda (Camila Morgado) até tentou impedir o comerciante de ir embora. "O senhor não poderia ficar? Não é pela casa, não é pelo seu Norberto, é por mim", insistiu ela, que conseguiu o convencer a permanecer no Brasil. "Se é por isso, Rachid fica", soltou.
Zinha teve uma conversa para se acertar com Lilith (Lucy Alves), que a surpreendeu com um pedido. "Fiquei aqui comigo hoje, amanhã e sempre", disparou ela, que ainda deu um beijo na melhor amiga de João Pedro.
Inácia foi surpreendida na partilha dos bens de José Inocêncio, já que ficou com a parte que cabia a José Venâncio na herança. "Nada mais justo que você receba uma parte do que ajudou a construir", disse José Augusto. "Essa casa foi a única parte que ele não conseguiu dividir. Ele propôs que ela fique em usufruto de Inácia, mas no nome de José Bento e Augusto", explicou Kika (Juliane Araújo).
O advogado se opôs. "Eu não acho certo. A casa tem que ficar no nome de João Pedro", insistiu ele, surpreendendo toda a família.
Ritinha (Mell Muzzillo) foi embora com Eriberto (Pedro Neschling), mas Inácia quis ficar na fazenda para acompanhar de perto a produção do cacau. "Que Deus te abençoe e guarde os seus caminhos", desejou a ialorixá. Damião (Xamã), por sua vez, teve um final aparentemente feliz com Eliana (Sophie Charlotte) –com o filho deles no colo.
"No final você conseguiu tudo o que queria, né", apontou Mariana (Theresa Fonseca), que também teve direito a um final inédito no folhetim de Bruno Luperi.
Depois de dizer que iria embora da Bahia, Mariana foi surpreendida por uma proposta de Sandra e João Pedro. Eles a entregaram "dois burrinhos da melhor qualidade", exatamente o que o avô dela, Belarmino (Antonio Calloni) tinha perdido na primeira fase. "E essa é a chave da casa que meu pai comprou da sua avó", disse o fazendeiro, devolvendo a propriedade.
Tião finalmente realizou o sonho de ter o seu "pedacinho de chão" em mais um final inédito de Renascer. Na primeira versão, exibida pela Globo em 1993, ele morria na prisão após passar por inúmeras humilhações. Joana (Alice Carvalho) ficou com o ex-catador de caranguejo; e a professora Lu (Eli Ferreira) foi feliz com o pastor Lívio (Breno da Mata).
Renascer ainda acabou com um mistério, revelando que Venâncio (Fábio Lago) matou o coronel Belarmino, não José Inocêncio –como a própria Mariana acreditava. Afinal, o coronel foi quem engravidou de Marianinha. A resposta estava na carta que a mulher de Rachid escreveu para Maria Santa. "Então eu sou tia mesmo de Cacau?", questionou a vilã redimida.
Mania de Você estreia na próxima segunda (9) no lugar do remake. No elenco estão Adriana Esteves, Chay Suede, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Agatha Moreira, Nicolas Prattes e Ângelo Antônio, entre outros. A direção artística é assinada por Carlos Araújo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.