Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TESTAMOS

De Sasha e Nany People: Dieta do pó empolga famosos com perda de peso rápida

MONTAGEM/AGNEWS/DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Sasha Meneghel, Daniel Boaventura e Nany People estão entre os famosos que aderiram ao método  - MONTAGEM/AGNEWS/DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Sasha Meneghel, Daniel Boaventura e Nany People estão entre os famosos que aderiram ao método

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 23/5/2019 - 5h24

Sasha Meneghel, Luciano Camargo, Nany People, Daniel Boaventura e Helga Nemeczyk estão entre os famosos que fizeram uma dieta em que se perde peso de forma rápida e que tem como base uma alimentação em pó. Criado na Espanha há 15 anos, o método PronoKal chegou ao Brasil em 2012 e só pode ser aplicado com indicação médica. Em média, o paciente elimina entre 2,5 e 3 quilos por semana.

A primeira fase da dieta, que é proteica, é a mais restritiva. São cinco envelopes de pó por dia. Misturados em água, eles se transformam em omeletes, crepes, panquecas, nuggets, bolos, sopas etc. Depois, entra uma porção de carne em uma refeição por dia e avança em seguida para duas porções de carne diariamente.

A lista de alimentos permitidos para acompanhar as principais refeições é pequena, inclui apenas alguns tipos de folhas e vegetais. Até o tipo de adoçante usado no café tem de ser o prescrito na dieta.

Richard Magrath, diretor da PronoKal no Brasil, explica que a empresa não aceita interessados sem indicação médica, para não colocar a saúde deles em risco. "Por se tratar de um método que é, em boa parte, baseado numa dieta cetogênica, de muito baixa caloria, a gente acha importante ter um médico prescrevendo para acompanhar a qualidade da perda de peso."

Nany no Mais Você

Repórter do Notícias da TV, eu decidi testar a eficácia do método após ver Nany People, ainda durante a novela O Sétimo Guardião, contar a Ana Maria Braga, no Mais Você, como ela perdeu mais de 20 quilos. Minha médica, a endocrinologista Lara Matos, de São Paulo, já havia me indicado essa dieta duas vezes.

O sertanejo Luciano Camargo perdeu 37 quilos com a dieta PronoKal (Reprodução/Instagram)

Há mais de um ano eu tento emagrecer. Nesse período, tomei remédios e também fiz consultas com uma nutricionista. Aprendi que comia de forma correta, mas que as quantidades tinham de ser diminuídas. Fiz isso, mas continuava a cometer deslizes e só via o ponteiro da balança travado sempre no mesmo lugar.

Com PronoKal, eu me empolguei já com o resultado da primeira semana. Perdi cinco quilos ao longo de 15 dias e vou continuar. Minha meta é perder outros cinco quilos. O método estimula o processo de cetose do corpo, no qual o organismo utiliza a energia que vem dos nossos estoques de gordura.

"A vantagem do PronoKal é conseguir que o paciente elimine uma quantidade de peso muito maior do que em uma dieta convencional numa velocidade rápida. Isso traz grande motivação. Apesar de ser uma dieta proteica, tem vários produtos que parecem carboidratos, o que tira a monotonia da alimentação, em comparação às outras dietas proteicas", explica a endocrinologista.

Sem fome

O método tem três fases. Na primeira, o objetivo é perder 80% do peso desejado. Depois, restarão as fases da adaptação e a da manutenção. Ao testar o método, posso dizer que, ao entrar em cetose, você não sente mais fome. O mais difícil é aguentar os primeiros três dias.

Assim como toda dieta, o método tem prós e contras. É necessário ter disciplina até na hora de comer salada. Cebola e cenoura, por exemplo, não são permitidas.

O custo da dieta também pesa na decisão de aderir ou não à dieta. Os cinco envelopes diários para os primeiros 15 dias, por exemplo, custam aproximadamente R$ 2.600. Uma nutricionista da empresa monta o cardápio priorizando o paladar de cada um, com mais salgados ou mais doces. Por isso, o preço pode ser diferente de uma pessoa para outra.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.