OFERECIMENO NO JN
REPRODUÇÃO/TV GLOBO e TIKTOK
William Bonner no Jornal Nacional e Carolina Ferraz em comercial do TikTok: investimento milionário
Na última quarta-feira (9), os telespectadores do Jornal Nacional foram surpreendidos com um oferecimento publicitário do TikTok, rede social que surgiu com foco no público jovem. O intervalo comercial do noticioso apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos é um dos mais valorizados da televisão brasileira, com um custo de R$ 1,7 milhão para expor uma mensagem de um minuto no mercado nacional.
Ao Notícias da TV, o TikTok explicou que o contrato de "oferecimento" ao Jornal Nacional vai durar um mês. O acordo tem como objetivo "atrair e reter a atenção do consumidor, além de gerar conversas que transbordam os meios".
O lançamento deu resultado, e a propaganda da rede social virou um dos assuntos mais comentados do Twitter na noite de quarta, com diversas contas compartilhando o vídeo da campanha no JN e com sites de notícia repercutindo a surpresa dos internautas.
"O patrocínio do Jornal Nacional faz parte de uma parceria que o TikTok firmou com a Globo, alinhada com a estratégia de estar próximo de programas com grande visibilidade e em formatos disruptivos", informa outro trecho da nota da empresa.
O valor do acordo é mantido em sigilo pelas empresas, mas o contrato envolve uma série de ações comerciais que o TikTok e a Globo passaram a desenvolver neste ano. Leia o comunicado abaixo:
Essa oportunidade de um mês [no Jornal Nacional] vem em linha com outras ações que o TikTok tem investindo, como o top de 5 [segundos] do futebol da Globo e nas Eliminatórias da Copa do Mundo na Globo e no SporTV, propriedades importantíssimas no nosso mercado. Para complementar, a parceria, que contou com a participação da [agência] Publicis, responsável pela mídia do TikTok, terá ainda mais novidades como ações de merchandising e comerciais ao longo da programação.
Em 2020, o TikTok comprou a cota comercial mais cara do pacote de A Fazenda 12 e foi o principal patrocinador do reality show da Record. Para aparecer com destaque no programa, a empresa negociou uma cota que tinha valor de tabela de R$ 64,7 milhões.
Neste ano, os investimentos aumentaram. Além das ações no JN e das compras feitas nas transmissão esportivas da Globo, a rede social se tornou apoiadora do No Limite, de campeonatos de futebol e ainda vai aparecer na nova temporada do MasterChef Brasil.
Criado sob medida para o público da Geração Z, os jovens que nasceram entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, o TikTok tem conquistado outros públicos e crescido em número de usuários, além de ter se tornado também uma vitrine importante para marcas anunciantes.
A chinesa Bytedance, dona do aplicativo, deve abrir seu capital em breve, e negociações secundárias (antes da oferta das ações na Bolsa) avaliam a empresa em mais de US$ 250 bilhões (R$ 1,28 trilhão), segundo reportagem da Bloomberg.
Para continuar em alta em relação ao número de contas cadastradas ativas e se tornar ainda mais popular no Brasil, a estratégia do TikTok é fazer propagandas em TV aberta e no futebol. O investimento milionário do Jornal Nacional faz parte desse pacote.
Veja abaixo quanto a Globo cobra de forma avulsa para veicular um anúncio para todo o país no intervalo do JN, de acordo com o tempo da propaganda:
Assista abaixo ao comercial que marcou o lançamento da campanha do TikTok na Globo. A ação conta com a atriz Carolina Ferraz, a influenciadora Camilla de Lucas e o cantor Léo Santana:
Tiktok - Twitteiros comentam o novo patrocinador do Jornal Nacional. pic.twitter.com/IneMXmrZZc
— Nos Trends Brasil 🇧🇷 (@nostrendsbrasil) June 9, 2021
HISTÓRICO! “TikTok oferece: Jornal Nacional”. Patrocínio fruto de estratégia de mídia e negociação entre TikTok, Globo e Publicis, agência de mídia da plataforma no Brasil. Parabéns, times! O projeto estreou ontem com campanha da nossa agência irmã no Publicis Groupe, DPZ&T. pic.twitter.com/I2rhXeaWCw
— Publicis Brasil (@publicisbrasil) June 10, 2021
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