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MUNDIAL NO VERMELHO

Por que Globo terá prejuízo com Copa mesmo com R$ 1 bilhão em publicidade?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luis Roberto com uma blusa azul em uma transmissão do Brasileirão

Luis Roberto será um dos narradores da Globo na Copa do Mundo: emissora terá prejuízo com Mundial

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2022 - 7h00

Com exclusividade da Copa do Mundo do Catar na TV aberta, a Globo celebrou nesta semana ter conseguido vender R$ 1,085 bilhão em cotas de publicidade. Mas mesmo com o alto valor, a emissora vai ter prejuízo e não lucrará com o principal torneio de futebol do mundo. São vários os motivos, que vão desde o preço alto dos direitos de transmissão até os gastos para mandar equipe para cobertura no país do Oriente Médio.

O Notícias da TV apurou alguns valores que explicam essa operação no vermelho. Cada cota na TV aberta foi vendida por R$ 175 milhões. Por ano, a Globo paga US$ 90 milhões para a Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ter eventos da entidade máxima do futebol. No câmbio atual, o valor é de R$ 466 milhões.

Ainda existe o valor da renegociação da dívida de uma parcela não paga pela TV à entidade em 2020, feita após uma briga judicial no auge da pandemia. Esse valor está na casa dos US$ 30 milhões (R$ 155 milhões na cotação atual). Ou seja, só de custos com direitos, serão R$ 621 milhões.

Além disso, a emissora não fica com o valor total da cota da Copa. Parte do dinheiro das vendas é repassada em forma de comissão para as agências que intermediam as negociações. Entram na conta também os impostos que incidem nas transações.

Para viabilizar a cobertura do evento, a Globo também precisa investir pesado em produção, com o pagamento de hospedagem, alimentação e passagens para os profissionais, além de outros custos da viagem. Só para se ter uma ideia, um quarto de hotel "modesto" para os padrões do Catar não sai por menos de R$ 10 mil por dia. Uma passagem de avião está na casa dos R$ 9 mil em classe econômica.

Fontes que trabalham na área comercial da Globo dizem ao Notícias da TV que a emissora fez estudos de viabilidade para dispor ao mercado cotas por R$ 250 milhões, cerca de 42,6% maior do que o preço aplicado. Só assim a empresa teria lucro com a cobertura da Copa do Mundo deste ano e cobriria todos os custos que terá. 

No entanto, ao checar com agências de publicidade, o teto do mercado publicitário seria de R$ 175 milhões por cota. Foram dois os motivos alegados. O primeiro é a crise econômica que o Brasil vive, com desaceleração de investimentos em várias áreas. O segundo é a incerteza por causa do ano de eleição presidencial. 

Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura do conglomerado de mídia, em uma live para funcionários no último mês de junho, admitiu que a Globo terá prejuízo com o evento. Mesmo assim, Belmar prometeu um Copa de resultados altos e com boa entrega para o público.

A expectativa é alta, já que a emissora tem a exclusividade na TV aberta e paga. A Globo vai fazer 56 jogos dos 64 disputados ao vivo. Nas duas primeiras semanas, a emissora terá quatro partidas por dia, das 7h às 18h. A Copa marcará o último trabalho de Galvão Bueno na casa.


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