Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TESTE

Notificação e bloqueio: Entenda como funciona o empréstimo de senha da Netflix

Divulgação/Netflix

Maisa Silva em cena de De Volta aos 15

Maisa Silva em cena de De Volta aos 15; Netflix deu detalhes do teste de empréstimo de senha

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2022 - 14h36

A Netflix deu mais detalhes de como funcionarão os testes para realizar cobranças adicionais dos clientes que "emprestarem" seus senhas para outras pessoas terem acesso à plataforma. A nova política de compartilhamento permitirá o bloqueio de terceiros e o envio de notificações para os titulares da conta.

Segundo informações obtidas pela revista Variety, para identificar o uso da plataforma por usuário não pagantes, o serviço de streaming vai utilizar endereços de IP e identificadores de aparelho. Dessa forma, o titular da conta receberia uma notificação informando o acesso de terceiros.

Caso o assinante não identifique a pessoa que está acessando a plataforma, a Netflix permitirá o bloqueio desse usuário. Isto no caso de o acesso ocorrer em um endereço que não seja o do titular da conta, devidamente registrado no processo de assinatura.

A estratégia de identificar o usuário não pagante e enviar a notificação --algo parecido com o praticado pela Netflix atualmente-- evitaria bloqueios indevidos. Em alguns casos, o titular da conta pode acessar a plataforma de diferentes endereços ou dispositivos, como smartphone ou notebook.

Nesta primeira bateria de testes, que está sendo realizada pela plataforma no Peru, Chile e Costa Rica, o assinante só precisa autorizar a terceira apenas uma vez. Isto possibilitaria o acesso irrestrito da conta sem o pagamento de taxas extras.

Em outra versão do teste, o titular da conta pode simplesmente adicionar o endereço de outra pessoa como "assinante extra". Neste caso, a Netflix permite que o usuário adicione até dois endereços, o que levaria ao acréscimo de taxas adicionais no valor total da assinatura.

De acordo com a publicação, a Netflix estuda a iniciativa com o intuito de desmotivar o compartilhamento de senha de assinantes com usuários não pagantes. Apenas nos Estados Unidos, cerca de 36% de indivíduos entrevistados para um estudo feito pela Advertiging Search Foudation afirmaram emprestar o acesso a terceiros.

A Netflix ainda não informou se realizará testes em outros países, como o Brasil, nem se há previsão par tornar as medidas permanentes.

TUDO SOBRE

Netflix


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.