Contra-ataque
Divulgação/FX
A atriz Sarah Paulson em cena da sétima temporada de American Horror Story, intitulada de Cult
REDAÇÃO
Publicado em 20/6/2018 - 12h30
A Disney anunciou nesta quarta (20) que elevou a proposta para comprar várias divisões do grupo 21st Century Fox, incluindo estúdios de TV e cinema. A empresa do Mickey Mouse apresentou uma oferta de US$ 71,3 bilhões (R$ 266 bilhões), 36% a mais do que a Fox havia aceitado em dezembro. O valor envolve a soma da compra de ações e dinheiro vivo.
O grupo Walt Disney teve de fazer um aumento em sua proposta porque foi desafiado pela operadora de TV paga Comcast. Na semana passada, a empresa dona da NBCUniversal oficializou uma oferta de US$ 65 bilhões (R$ 242 bilhões) em dinheiro para comprar o que a Fox já havia concordado em vender para a Disney.
Após esse ataque da Comcast, a Disney decidiu revidar com uma proposta acima da esperada pelo mercado. Ela ainda se dispôs a assumir a dívida líquida da 21st Century Fox, que gira em torno de US$ 13,7 bilhões (R$ 51 bilhões).
De acordo com a CNN, o presidente do grupo Fox, Rupert Murdoch, acredita que a proposta da Disney é melhor do que a Comcast, não apenas pelo aspecto financeiro.
Os acionistas da Fox não deverão escolher tão cedo o grande vencedor desse leilão. Uma reunião marcada para o mês que vem foi adiada. Como incialmente concordou em fechar negócio com a Disney, Murdoch terá de pagar US$ 1,1 bilhão (R$ 4,8 bilhões) de "multa" caso a Fox escolha a Comcast.
Seja qual for a parceira selecionada, a fusão se concretizará, pois não deve haver empecilhos de órgãos reguladores norte-americanos. Na semana passada, um juiz aprovou o acordo entre a gigante de telecomunicações AT&T com o conglomerado de entretenimento Time Warner, que vale US$ 85 bilhões (R$ 317 bilhões).
O que está em jogo
A Disney quer adquirir a Fox para ter um bom catálogo em seu novo serviço de streaming, que promete ser o grande rival da Netflix. A empresa terá desde produtos cults aos mais populares em suas mãos, caso dos filmes da franquia X-Men. Na TV, a Disney será dona de produções como Modern Family e possuirá canais como FX (de Fargo, American Horror Story) e National Geographic.
A nova Fox (ou o que sobrar dela) ficará apenas com a TV aberta, enxuta, sem séries e povoada por esportes, realities e game shows, com seus dois canais esportivos (Fox Sports) e o de notícias (Fox News), líder de audiência na TV paga.
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