Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

STREAMING EM ALTA

Audiência do Super Bowl nos EUA revela mudança de hábito dos espectadores

Divulgação/Buccaneers

Tom Brady levanta a taça de campeão do Super Bowl pelo Tampa Bay Buccaneers

Tom Brady levanta a taça de campeão após vitória no Super Bowl; TV é trocada por streaming

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2021 - 6h55

Se alguém ainda tinha dúvidas de que os serviços de streaming estão substituindo a TV linear na preferência dos espectadores, o evento de maior audiência dos Estados Unidos se tornou uma prova incontestável das mudanças de hábito.

Exibido no último domingo (7), o Super Bowl foi visto por um total de 91,6 milhões de pessoas na rede CBS, uma queda de quase 10% em relação ao jogo do ano anterior. Já o público que acompanhou a partida no streaming foi de 5,7 milhões por minuto, em média, um aumento de 65% sobre os índices de 2020.

Nos EUA, a final do Super Bowl foi exibida ao vivo pela rede CBS neste ano --ela, a NBC e a FOX fazem um revezamento para a transmissão. Mas quem não quis ver Tom Brady se sagrar campeão mais uma vez pela TV tradicional teve uma série de opções para acompanhar pelo streaming.

Além do aplicativo da própria CBS e do site CBS Sports, o jogo pôde ser visto pelos apps da NFL (a liga de futebol americano), do Yahoo! Sports e dos dois times na disputa, o Tampa Bay Buccaneers e o Kansas City Chiefs. A partida também estava disponível em serviços de streaming como ESPN Deportes, FuboTV, YouTube TV, Sling TV, Hulu (com TV ao vivo) e AT&T TV.

No Brasil, o jogo foi exibido pela ESPN ao vivo. O esportivo da Disney ainda não divulgou os dados deste ano, mas em 2020 a final entre o Chiefs e o San Francisco 49ers representou um aumento de 26% em relação a 2019, além de render a maior audiência de um Super Bowl na história do canal.

Ênfase no streaming

Sem poder se vangloriar pelos dados de audiência na TV aberta, os piores desde 2007, coube à CBS valorizar os números das plataformas digitais. "O Super Bowl 55 foi o jogo da NFL mais visto ao vivo no streaming em toda a história. Também se tornou a primeira partida da NFL a ultrapassar a marca de 1 bilhão de minutos vistos no streaming", escreveu a rede em comunicado divulgado à imprensa.

"O domingo do Super Bowl também foi um dia de recorde para o CBS All Access [plataforma de streaming] em termos de novos assinantes, acesso de aparelhos únicos, exibições e tempo gasto", continuou o texto, que não revelou o número de clientes conquistados pelo serviço para o jogo.

Em 4 de março, os assinantes do CBS All Access serão migrados para um novo serviço, o Paramount+, que unirá o catálogo da rede CBS com séries e filmes do conglomerado Viacom (que inclui MTV, Nickelodeon, Showtime, VH1 e vários outros). O serviço chegará ao Brasil no mesmo dia.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.