ESPORTE E ENTRETENIMENTO
BEN LIEBENBERG/NFL
Lady Gaga foi a grande atração no intervalo do Super Bowl 2017: evento é um show de esporte e entretenimento
Seja pelo entretenimento, pela grandiosidade ou pelo esporte, o Super Bowl é um evento anual que merece ser assistido. Maior audiência da televisão norte-americana, com jogos históricos ao longo de 52 edições, a decisão da NFL exibe shows de importantes nomes da música mundial. Neste domingo (3), a atração principal será a banda Maroon 5.
No ano passado, o Super Bowl alcançou um público de 103,4 milhões na TV dos Estados Unidos. Em termos de porcentagem, a rede NBC (que transmitiu o jogo) calcula que, de todas os televisores ligados no país na noite do evento, cerca de 68% estavam sintonizados na NFL.
Nas quatro edições anteriores, a decisão do futebol americano sempre atingiu pelo menos 111 milhões de espectadores. Como comparação, o Oscar de 2018 foi visto por "apenas" 26,5 milhões de pessoas nos EUA. O Oscar é o segundo período mais visto da TV americana.
O interesse pelo esporte tem crescido ano após ano também no Brasil. De acordo com a ESPN, que transmite a NFL com exclusividade por aqui, a audiência da temporada atual está 30% maior na comparação com a anterior entre o público-alvo da casa, homens entre 18 e 49 anos. O Super Bowl coloca o canal esportivo na liderança contra os concorrentes da TV paga no horário de exibição.
Narrador da ESPN, Everaldo Marques transmite jogos da NFL desde 2006. Para o locutor, o que impressiona são os recursos usados pela TV dos EUA para o evento.
"É um dos melhores produtos feitos pela TV mundial. A televisão norte-americana, que é a mais desenvolvida do mundo, coloca o que tem de melhor em termos de tecnologia, de esforços de produção, de recursos humanos e de recursos financeiros em transmissões como a do Super Bowl, porque é maior audiência dos Estados Unidos", afirma o locutor ao Notícias da TV.
REPRODUÇÃO/FOX
Tom Brady, do New England Patriots, cercado por jornalistas após vitória no Super Bowl 51
O show do intervalo é um dos destaques de uma final na NFL. Michael Jackson (1958-2009), Diana Ross, James Brown (1933-2006), Boyz II Men, Gloria Estefan, Stevie Wonder, Phil Collins, Aerosmith, U2, Paul McCartney, Rolling Stones, Prince (1958-2016), Bruce Springsteen, The Who, Madonna, Beyoncé, Katy Perry e Lady Gaga foram alguns dos nomes que já passaram pelo palco do Super Bowl.
Em 2017, além do show memorável de Gaga, aconteceu também a maior virada de placar da história de uma decisão do futebol americano. O New England Patriots, que perdia por 28 a 3, conseguiu uma reviravolta e derrotou o Atlanta Falcons por 34 a 28 na prorrogação --uma emoção digna de final de novela.
Quem comandou a vitória foi Tom Brady, quarterback dos Patriots. Marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, ele é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos no esporte. Aos 41 anos de idade, Brady chega ao seu nono Super Bowl, o quarto apenas nos últimos cinco anos.
O jogo entre Los Angeles Rams e New England Patriots começa às 21h30 (horário de Brasília) e será transmitido pela ESPN no Brasil. Além de assistir na televisão, há a opção de acompanhar a decisão da NFL ao vivo pelo site, celular, streaming ou em mais de 110 salas de cinema.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Super Bowl
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.