Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O AMANHÃ, HOJE

Após matar Malhação, Globo transforma streaming em 'celeiro' de novos talentos

Reprodução/Globoplay

Montagem com fotos de Thomás Aquino em Os Outros, Flora Camolese em A Vida pela Frente e Samuel de Assis em Rensga Hits!

Thomás Aquino, Flora Camolese e Samuel de Assis: de séries do Globoplay para as novelas

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 1/8/2023 - 7h00

Quando decidiu encerrar Malhação (1995-2020), a Globo estava ciente de que, além de eliminar uma faixa de folhetins inéditos, matava também a sua principal oficina de atores. Afinal, novatos tinham de aprender, na prática e em ritmo acelerado, como se fazia uma novela. Sem a historinha, os astros do amanhã da emissora parecem vir de um laboratório com um pouco mais de luxo: as produções do Globoplay.

A mudança já pode ser vista em Vai na Fé, sucesso atual das sete. Samuel de Assis, intérprete de Ben, roubou a cena primeiro em Rensga Hits! na pele de Kevin, segurança que tem um affair secreto com Deivid Cafajeste (Alejandro Claveaux). Antes, Assis já tinha atuado em produções da Netflix, como 3% (2016-2020) e Cidade Invisível, e em Lov3 (2022), do Prime Video.

A novela de Rosane Svartman também conta com dois atores de A Vida pela Frente (2023), produção jovem do Globoplay capitaneada por Leandra Leal. Henrique Barreira (Fred) e Flora Camolese (Bia) têm papéis menores em Vai na Fé, mas mostram potencial para voos mais altos. Vale ressaltar que a série, apesar de só ter estreado em junho, foi gravada no ano passado; ou seja, antes de eles serem escalados para atuarem na história de Sol (Sheron Menezzes).

Isabel Teixeira, que roubou a cena como Maria Bruaca no remake de Pantanal (2022) e será uma das protagonistas de Elas por Elas, próxima novela das seis, também fez um "test drive" no Globoplay: a filha de Renato Teixeira apareceu na série Desalma (2020-2022), rodada no Rio Grande do Sul antes mesmo de ela ser chamada para viver Jane em Amor de Mãe (2019).

Bárbara Colen, a Rose de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), tinha uma carreira elogiada no cinema, atuando em filmes como Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Na TV, porém, ela só foi aparecer mesmo no Globoplay, como a Marta de Onde Está Meu Coração (2021). Foi da série indicada ao Emmy direto para o controverso papel da mulher de Guilherme (Mateus Solano).

Pensa que acabou? Nada disso! Antes de encarar a Aline de Terra e Paixão, Barbara Reis recebeu um intensivão no Globoplay com Todas as Flores (2022), na qual viveu a vilã Débora. Sim, a atriz de 33 anos já tinha feito outras novelas, como Jesus (2018) e Éramos Seis (2019), mas a produção no streaming foi, sem dúvida, o pontapé para ela se provar como alguém capaz de segurar uma produção do horário nobre da Globo.

Protagonista masculino de Guerreiros do Sol --próxima novela do Globoplay, Thomás Aquino também encarou um laboratório de luxo na plataforma. Ele deu vida a Amâncio na elogiada Os Outros, um degrau importante para ser considerado apto para carregar a próxima produção do streaming com Isadora Cruz.

É evidente que a plataforma ainda precisa comer muito feijão com arroz para se colocar no mesmo nível de "celeiro de talentos" de Malhação. Mas, ao longo de 27 temporadas, a novela adolescente teve muito mais erros do que acertos: afinal, para cada estrela do porte de Bianca Bin, Marjorie Estiano e Sophie Charlotte, existe um Mário Frias, Guilherme Berenguer e Bernardo Melo Barreto --que preferiram largar a atuação e investir em outras áreas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.