Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Primeira diretora indicada ao Oscar, Lina Wertmüller morre aos 93 anos

Reprodução/YouTube

Lina Wertmüller (à esq) recebe o Oscar honorário em 2019

Lina Wertmüller (à esq) recebe o Oscar honorário em 2019; cineasta morreu aos 93 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2021 - 16h33

Primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção na história da premiação, Lina Wertmüller (1928-2021) morreu nesta quinta-feira (9) em Roma, na Itália, aos 93 anos. A notícia foi confirmada pela família da cineasta e muito repercutida no país europeu, sua terra natal.

Nascida em 1928, Lina teve uma infância difícil na Itália. Descrita como aventureira e de pavio curto, a cineasta italiana foi expulsa de 15 escolas católicas diferentes. Sua paixão pela arte começou com quadrinhos como Flash Gordon, principal influência para ela entrar na indústria do entretenimento.

Lina se formou na Faculdade de Artes de Roma, ainda nos anos 1940. Ela deu início à carreira artística produzindo peças teatrais e fazendo pequenos trabalhos como designer e publicitária.

Nos anos 1960, ela ingressou na indústria cinematográfica ao conhecer o aclamado diretor Federico Fellini (1920-1993), nome por trás de clássicos como 8 e Meio (1963) e A Doce Vida (1961). O cineasta serviu como figura chave e mentor na área e chegou a contratar Lina para trabalhar como assistente de direção em alguns projetos.

Seu primeiro projeto como diretora de um longa-metragem foi em The Basilisks (1961), produção que teve o vencedor do Oscar Ennio Morriconne (Django Livre, Cinema Paradiso) comandando a trilha sonora. Foi a partir daí que ela despontou como uma das grandes cineastas de sua geração.

Em 1977, Lina se tornou a primeira diretora mulher indicada ao Oscar por seu trabalho em Pasqualino Sete Cabeças (1975). O longa lhe rendeu nomeações nas categorias de melhor direção e melhor roteiro. No entanto, a estatueta dourada só viria em 2019, quando a Academia lhe entregou o Oscar honorário por sua contribuição à indústria.

Pioneira para as cineastas de todo o mundo, Lina fez o seu último trabalho na cadeira de direção em 2010, com o telefilme Carmen. Ela se aposentou em 2014, após o lançamento do curta-metragem Roma, Napoli, Veneza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.