RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
DIVULGAÇÃO/GLOBO FILMES
Alexandre Rodrigues em Cidade de Deus (2002); filme entrou para a lista de melhores do século
Drama brasileiro que concorreu a quatro categorias no Oscar, Cidade de Deus (2002) foi eleito o 15º melhor filme do século 21 pelo The New York Times. A votação foi feita por 500 grandes nomes de Hollywood, incluindo atores, diretores e produtores, e o ranking colocou a obra nacional próxima a títulos como Bastardos Inglórios (2009) e Filhos da Esperança (2006).
A votação funcionou da seguinte maneira: os figurões da sétima arte fizeram uma lista com os dez melhores filmes para cada um e, com base nessas escolhas, foi montado um ranking com 100 filmes a partir de um sistema de votos.
Cidade de Deus é a única produção brasileira na lista. O renomado Ainda Estou Aqui (2024), que concorreu até à principal categoria do Oscar neste ano e levou a estatueta de melhor filme internacional, não apareceu entre as principais escolhas dos cineastas e atores.
"Na primeira vez que você assiste, sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. Há tão poucos filmes que te jogam no meio de um ambiente com tanta precisão", declarou o ator Chiwetel Ejiofor, que ficou marcado por seu papel em 12 Anos de Escravidão (2013).
"Tem uma cena no meio de Cidade de Deus em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e aí colocam Kung Fu Fighting, e isso anima toda a galera. Mas também é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário", afirmou o ator e comediante Patton Oswalt sobre a obra cinematográfica.
Os dez melhores filmes eleitos pelo jornal diário estadunidense são:
1. Parasita (2019)
2. Cidade dos Sonhos (2001)
3. Sangue Negro (2007)
4. Amor à Flor da Pele (2000)
5. Moonlight (2016)
6. Onde os Fracos não tem Vez (2007)
7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
8. Corra! (2017)
9. A Viagem de Chihiro (2002)
10. A Rede Social (2010)
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.