Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EMERALD FENNELL

Quem é a atriz de The Crown que fez história atrás das câmeras no Oscar 2021

Colin Hutton/Netflix

Com uma blusa rosa e um casaco por cima, Emerald Fennell tem expressão triste em cena de The Crown

Emerald Fennell como Camilla em The Crown: atriz ganhou a crítica do outro lado das câmeras

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/3/2021 - 6h50

No Globo de Ouro e no Critic's Choice Awards deste ano, Emma Corrin se sagrou vencedora por sua interpretação de Lady Di (1961-1997) na série The Crown. No Oscar, porém, é a rival da princesa quem leva a melhor. A atriz Emerald Fennell, que viveu Camilla Parker-Bowles no drama sobre a realeza, fez história na premiação do cinema com três indicações diferentes --e sem precisar atuar!

Por seu trabalho no longa Bela Vingança (2020), ela concorre às estatuetas de roteiro original, filme e direção. Na última categoria, inclusive, ela já faz história por ser apenas a sétima mulher indicada ao prêmio ao longo de 93 cerimônias. É também a primeira diretora inglesa a ser lembrada pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Aos 35 anos, Emerald faz parte de uma geração de artistas britânicas que não se limitam a ficar em frente às câmeras --casos de Michaela Coel (de I May Destroy You) e Phoebe Waller-Bridge (de Fleabag). Talentosas, as atrizes também dirigem, produzem e roteirizam seus projetos, que ganham força e se tornam mais pessoais. Estrelá-los é apenas uma consequência.

Emerald, por exemplo, surge em apenas uma ponta em Bela Vingança --ela aparece em um tutorial de maquiagem para ter lábios prontos para fazer sexo oral. A inglesa deixa o protagonismo para Carey Mulligan, também indicada ao Oscar pelo papel de Cassandra, e aproveita para se destacar mesmo nos bastidores.

O Oscar é o degrau mais alto de uma virada recente na carreira da artista. Em 2018, Emerald foi contratada pela própria Phoebe, sua amiga pessoal, para ser a showrunner da segunda temporada de Killing Eve. Até então, ela tinha chamado a atenção apenas em trabalhos como atriz, em filmes como Anna Karenina (2012) e A Garota Dinamarquesa (2015).

Mas nada de desconfiar do talento da jovem para a escrita e atribuir seu emprego a um favoritismo da amiga: seus textos na série protagonizada por Sandra Oh e Jodie Comer lhe renderam uma indicação ao Emmy de 2019 e cimentaram seu nome também como roteirista.

Aclamada na TV, Emerald ainda se deu bem em sua estreia atrás das câmeras no cinema. Bela Vingança tem um elenco de peso (além de Carey, atuam no filme nomes como Laverne Cox, Alison Brie, Alfred Molina e Connie Britton) e conta com Margot Robbie como uma das produtoras.

divulgação/focus features

Emerald (de fone) e elenco de Bela Vingança

Livros infantis e musical da Cinderela

A artista versátil também tem no currículo três livros infantis da saga Shiverton Hall, lançados no Reino Unido entre 2012 e 2014, e uma obra literária para adultos, o terror Monsters, de 2015. Todos seguem inéditos no Brasil --mas deve ser uma questão de tempo até que uma editora se interesse pelas obras.

Disposta a atacar em todas as mídias, Emerald também escreveu o espetáculo musical Cinderella, com canções compostas por Andrew Lloyd Webber, ícone do gênero responsável pelos sucessos Jesus Cristo Superstar, Evita, Cats e O Fantasma da Ópera.

A peça deveria ter entrado em cartaz em Londres em agosto do ano passado, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, a estreia no West End (a Broadway londrina) está marcada para 14 de julho --considerando que os casos da Covid-19 no país estejam sob controle. Com o currículo de Emerald cada vez mais prestigiado, a tendência é que a busca por ingressos seja ainda maior. Sorte de quem acreditou na jovem promessa!


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.