Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POUCAS INDICAÇÕES

Âncora do Oscar 2021 cobra visibilidade para filmes estrelados por mulheres

Divulgação/Hulu

Com vestido preto e flores brancas no cabelo, a cantora e atriz Andra Day está de frente a um microfone em cena do filme The United States vs. Billie Holiday

Andra Day em cena de The United States vs. Billie Holiday: atriz tem a única indicação do longa ao Oscar

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2021 - 7h00

Criticado há anos por indicar apenas pessoas brancas e ignorar o trabalho de diretoras mulheres, o Oscar faz história em sua edição de 2021, que acontece neste domingo (25). Negros e asiáticos encontraram seu espaço na principal premiação do cinema, e Chloé Zhao e Emerald Fennell concorrem na categoria melhor direção --a primeira, inclusive, é a favorita à estatueta. Para Aline Diniz, que apresentará a festa na TNT, a luta pela visibilidade está apenas começando.

"É o Oscar mais diverso da história, é bonito ver que essas coisas estão acontecendo. Mas eu espero que não seja um ponto fora da curva e que ano que vem tudo regresse ao que era antes", ressalta a jornalista ao Notícias da TV. "As pessoas certas precisam ter poder. Um filme como Bela Vingança, por exemplo, só existe porque a Margot Robbie recebeu as oportunidades que teve, ou ela não poderia produzir algo assim."

"A gente tem que falar mais das atrizes, os filmes precisam dar mais um passo, cuidar para que as mulheres tenham protagonismo de verdade, não só que elas estejam em uma produção feita para indicar a atriz e nada mais", alfineta Aline.

De fato, dois dos cinco longas lembrados na categoria melhor atriz concorrem apenas nesse quesito: The United States vs. Billie Holiday, estrelado por Andra Day, e Pieces of a Woman, com Vanessa Kirby (de The Crown).

divulgação/netflix

Vanessa Kirby estrela Pieces of a Woman

Favorito ao Oscar de melhor filme, Nomadland (com Frances McDormand) tem "apenas" seis indicações, enquanto A Voz Suprema do Blues (com Viola Davis) e Bela Vingança (com Carey Mulligan) somam cinco lembranças cada.

Para efeito de comparação, as produções que emplacaram seus atores homens na disputa do Oscar têm um panorama bem diferente: todos eles concorrem em mais de uma categoria. Mank, com Gary Oldman, inclusive é o líder de toda a corrida, com dez indicações.

Outros três filmes lembrados em melhor ator conseguiram seis nomeações cada: O Som do Silêncio (com Riz Ahmed), Minari (Steven Yeun) e Meu Pai (Anthony Hopkins). A Voz Suprema do Blues, como já dito, tem cinco lembranças, inclusive uma póstuma para Chadwick Boseman (1976-2020) --é o único longa a concorrer a melhor ator e melhor atriz.

divulgação/tnt

Aline e Michel comandam Oscar 2021 na TNT

Diversidade e democracia

Michel Arouca, parceiro de Aline na transmissão da TNT, aponta que o Oscar 2021 será marcado por duas palavras, "democrático" e "inclusivo". "Muitas indicações que a gente vê neste ano são efeito do #OscarsSoWhite (que apontava a ausência de negros) e do #MeToo (que denunciou o assédio a mulheres na indústria). E isso reverbera de forma gigantesca na premiação. Quanto filme bonito a gente tem concorrendo. Podem não ser grandes blockbusters, mas são histórias lindas", elogia.

Arouca também considera que, por causa da pandemia, os longas indicados estão mais acessíveis do que nunca, pois muitos deles foram disponibilizados em serviços de streaming, enquanto em anos anteriores os indicados ainda estavam no cinema (ou nem isso) na época da premiação.

A transmissão do Oscar na TNT neste domingo (25) começa às 20h, com um Esquenta sob o comando de Carol Ribeiro e Tiago Abravanel, com convidados especiais e os preparativos da grande noite. Uma hora depois, Michel e Aline assumem seus postos para comentar a premiação.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.