Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FRANQUIA DE TERROR

Invocação do Mal 3 deixa sustos de lado para focar em 'caso Law & Order'

Divulgação/Warner Bros.

Vera Farmiga e Patrick Wilson fazendo exorcismo em cena de Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

Vera Farmiga e Patrick Wilson em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio; filme estreia nesta quinta (3)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2021 - 6h50

Novo longa de uma das maiores franquias de terror do cinema, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio chega aos cinemas nesta quinta-feira (3) como o pior capítulo da trilogia focada no casal Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga). Sem a tensão que marcou os filmes anteriores, a terceira aventura mantém o foco em um caso que mais parece um episódio sobrenatural de Law & Order: SVU.

Como em todos os filmes da saga Invocação do Mal, A Ordem do Demônio é inspirado em um dos casos enfrentados pelo casal Warren na vida real. Desta vez, o escolhido foi o de Arne Johnson (Ruairi O'Connor), um jovem da pequena cidade de Brookfield, nos Estados Unidos, que alegou estar possuído por um espírito maligno após cometer um brutal assassinato.

Dirigido por Michael Chaves, o mesmo que comandou o spin-off A Maldição da Chorona (2019), Invocação do Mal 3 tem início promissor. No verão de 1981, Ed e Lorraine estão na casa da família Glatzel para realizar um exorcismo no filho caçula, David (Jullian Hillard, de WandaVision). Possuído por um demônio desconhecido, o garoto transforma a vida de todos em caos.

Toda a sessão de exorcismo é tomada pela tensão característica dos longas anteriores, e a câmera de Chaves parece não dar espaço para personagens e público respirarem. David grita, corre e se contorce, enquanto sua família e os Warren lutam para expulsar a entidade de seu corpo.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS.

O pequeno David durante o exorcismo

Bem pensados, os primeiros 15 minutos fazem claras referências ao clássico O Exorcista (1973) --desde a chegada e as roupas do padre ao nome de um médico do hospital local. O demônio é expulso do corpo de David, mas apenas porque Arne, o namorado de Debbie (Sarah Catherine Hook), filha mais velha dos Glatzel, se ofereceu para ser o "recipiente" no lugar do garoto.

Quando tudo parecia estar bem para os Glatzel, a entidade volta a se manifestar apenas alguns dias depois, mas de maneira mortal. Desnorteado pelo demônio, Arne ataca e mata com diversas facadas um amigo em plena luz do dia, causando o primeiro assassinato da história de Brookfield. Mais uma vez, os trabalhos de Ed e Lorraine são solicitados.

Entregues aos seus personagens, Vera e Wilson, que adicionam incrível emoção e dimensão aos seus papéis, estão tão bons como sempre, quase compensando a falta de drama humano em outros lugares. Sem outra família para causar arrepios e emoções --como os Perrons no primeiro filme e os Hodgsons no segundo-- os Warren lidam com a carga emocional da terceira parte.

No entanto, nem mesmo a qualidade da atuação da dupla resgata Invocação do Mal 3 de cair na armadilha que o próprio filme criou. A falta de conhecimento sobre o que teria trazido o demônio para perto de David e Arne coloca os Warren liderando uma investigação pela cidade e seus arredores, assim como fizeram Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay) em inúmeras temporadas de SVU.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Ed e Lorraine durante a investigação

Com Arne na prisão, prestes a ser condenado à morte, e o demônio ainda o perseguindo, Ed e Lorraine percorrem centenas de quilômetros entrevistando especialistas e até mesmo policiais para avançar no caso e ajudarem a advogada a construir uma defesa que sustente a justificativa "o demônio me fez matá-lo".

Por se tratar de Invocação do Mal, alguns bons sustos ainda surgem em meio à investigação, mas a opção por deixá-los em segundo plano faz com que a trama principal se torne desinteressante e o clímax pouco efetivo.

Com três filmes da trilogia principal e oito na franquia, Invocação do Mal começa a demonstrar falta de fôlego para manter o alto nível que um dia atingiu. Caso uma quarta aventura seja oficializada, será necessário encontrar um caso dos Warren que seja tão marcante quanto macabro para, quem sabe, encerrar essa jornada no cinema sem parecer uma caricatura do que já foi.

Assista ao trailer legendado de Invocação do Mal 3 - A Ordem do Demônio:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.