Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILME DA MARVEL

Doutor Estranho 2: Arábia Saudita barra estreia do filme; saiba por quê

Divulgação/Marvel Studios

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura; filme foi banido

ANDRÉ ZULIANI

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/4/2022 - 15h35

Um dos filmes da Marvel mais aguardados do ano, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura teve a sua estreia barrada na Arábia Saudita. O motivo, segundo fontes da revista Hollywood Reporter, seria a presença de uma personagem LGBTQIA+ na sequência do longa estrelado por Benedict Cumberbatch.

Apesar de o filme ainda não ter estreado em nenhum mercado e sequer ter avaliações da imprensa, a decisão foi tomada por conta da presença da personagem America Chavez, que será interpretada por Xochitl Gomez. Nos quadrinhos, a heroína é assumidamente lésbica.

De acordo com a publicação, a decisão pelo banimento do longa foi tomada mesmo sem a informação de que a sexualidade de America será citada de alguma maneira na trama. A revista ainda disse que a estreia de Doutor Estranho 2 também será barrada no Kuwait, mas a censura não foi confirmada oficialmente.

Esta não é a primeira vez que um filme do Marvel Studios sofre retaliações no Oriente Médio. Como a homossexualidade é proibida em vários países da região, filmes com personagens ou temáticas LGBTQIA+ são censurados antes ou após suas estreias.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deveria ser lançado no país em 5 de maio, como parte de seu lançamento global. Embora os ingressos antecipados não estejam mais disponíveis nos sites dos cinemas da Arábia Saudita, Kuwait e Catar, eles ainda estão nos Emirados Árabes Unidos, o que sugere que a estreia --pelo menos por enquanto-- está confirmada por lá.

O primeiro longa da Marvel a sofrer com a censura no país foi Eternos (2021), cuja estreia mundial ocorreu em novembro do ano passado. O filme dirigido pela vencedora do Oscar Chloé Zhao foi banido em diversos países do golfo por introduzir um casal homoafetivo e apresentar o primeiro herói gay do MCU. Na ocasião, o governo saudita chegou a solicitar o corte das cenas que envolviam temáticas LGBTQIA+, mas o pedido foi recusado pelo estúdio.

Em janeiro, o remake de Amor, Sublime Amor (2021) também teve a sua estreia barrada na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã e Kuwait. O motivo foi a presença da personagem Anybodys, descrita como transgênera na trama e vivida pela atriz não binária Iris Menas.

No Brasil, a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está confirmada para 5 de maio. Assista abaixo ao trailer legendado:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.