Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PODEROSO LATINO

Besouro Azul: É necessário ver outros filmes de heróis da DC para entender estreia?

Divulgação/Warner Bros.

Com a armadura do Besouro Azul, Xolo Maridueña tem expressão de surpresa em cena do filme

Xolo Maridueña vive Jaime Reyes, alter ego do Besouro Azul no novo filme da DC Studios

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/8/2023 - 6h20

Principal estreia dos cinemas nesta semana, Besouro Azul é um bálsamo para aquele público que não aguenta mais tentar acompanhar o universo dos super-heróis --no qual, para entender uma nova produção, é necessário ter visto 48 filmes, 18 séries de TV, nove especiais exclusivos do streaming e, se possível, ainda ter lido duas décadas de histórias em quadrinhos.

O lançamento protagonizado por Xolo Maridueña (Cobra Kai) e a brasileira Bruna Marquezine não depende de fatos ocorridos em longas anteriores da DC. Pelo contrário, a trama caminha com as próprias pernas e constrói uma aventura exclusiva dela --embora deixe claro que tudo acontece em uma realidade que também conta com The Flash, Superman e Batman.

[Atenção: este texto contém spoilers leves de Besouro Azul, que não entregam nenhuma reviravolta na história]

Os três poderosos do parágrafo anterior são citados apenas brevemente, quando parentes do protagonista comentam que o primeiro Besouro Azul protegia Palmera City (onde a trama se desenvolve) assim como o Homem de Aço é o guardião de Metrópolis e o Velocista Escarlate defende Central City. Já o Homem-Morcego é alvo de uma piada rápida de Rudy Reyes (George Lopez), tio de Jaime --ele afirma, revoltado, que "o Batman é um fascista".

O fato de o filme não mostrar nenhum outro herói fisicamente é um bom indício para a longevidade de Jaime Reyes (Maridueña), Jenny Kord (Bruna) e companhia. Afinal, o universo da DC Comics passa por um momento de reformulação total nos cinemas, com a substituição de Walter Hamada por James Gunn e Peter Safran na presidência do estúdio.

Quando revelaram seus planos para os próximos projetos de super-heróis, os novos chefes indicaram que vão recomeçar do zero: Henry Cavill não tem mais vez como Clark Kent, que agora será vivido por David Corenswet. O Batman  também ganhará outro intérprete no lugar de Ben Affleck, enquanto Robert Pattinson será o Bruce Wayne de um universo à parte, não conectado à linha principal da DC. O futuro do Flash e da Mulher-Maravilha é uma incógnita.

Sem revelar a aparência de Clark Kent e Bruce Wayne em sua realidade, Besouro Azul pode facilmente se inserir no projeto que Gunn e Safran estão esboçando, embora o filme tenha sido desenvolvido ainda sob a gestão de Hamada. Mais do que isso, a produção consegue ser vista e compreendida até por quem nunca viu O Homem de Aço (2013), Batman vs Superman (2016), Aquaman (2018) ou The Flash (2023).

Besouro Azul chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (17). Confira o trailer legendado do filme de super-herói:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.