Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNAL HOJE

Maju de pé? Funcionário dá pista de segredo trancado a sete chaves na Globo

Reprodução/TV Globo

A jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, no cenário do Jornal Hoje, da TV Globo, em São Paulo

Maju Coutinho em plantão no Jornal Hoje; jornalista será titular a partir da semana que vem, sem bancada

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2019 - 5h22

A ânsia marqueteira do cenógrafo Fábio Figueiredo abriu uma fresta sobre um dos segredos mais bem guardados na Globo atualmente: como será o Jornal Hoje a partir do dia 30, sob a apresentação de Maria Júlia Coutinho? Em uma imagem publicada na última sexta (20), Figueiredo mostrou Maju de pé, sem bancada, acompanhando a tendência atual de deixar os âncoras mais à vontade no cenário. Mas era a gravação de um clipe, não de piloto.

O supervisor de cenografia apagou a fotografia horas depois de publicá-la no Instagram, em uma conta em que só exibe imagens de ambientes para telejornais. Foi o suficiente para surgirem especulações sobre o "novo" formato do JH (o Notícias da TV já havia feito cópia do post; confira abaixo).

A foto foi feita na tarde de sexta-feira, quando Maju gravou um clipe na Redação da Globo de São Paulo para material de divulgação de sua estreia como apresentadora do Hoje, no lugar de Sandra Annenberg, transferida para o Globo Repórter, e de Dony De Nuccio, demitido após o Notícias da TV revelar que ele prestava serviços de comunicação para empresas.

Maju, de pé, grava clipe no cenário do Jornal Hoje
em imagem publicada por cenógrafo da Globo

Maju só irá gravar pilotos do Jornal Hoje nesta semana. Quando a Globo anunciou que ela seria a titular do telejornal, no início de agosto, revelou que o formato do JH vai mudar. Ele ficará mais adequado para um só âncora, e não a dois.

Segundo profissionais da Globo, o premiado cenário do Jornal Hoje não vai mudar significativamente. Continuará com os painéis deslizantes e a Redação ao fundo. Aposta-se que as novidades serão na forma de apresentar: mais informal, com Maju andando pelo cenário. Por enquanto, isso é apenas especulação, não há nada oficial.

Ascensão meteórica

Maria Júlia Coutinho, de 41 anos, está na Globo desde 2007, mas sua carreira começou a deslanchar em 2013, quando estreou como moça do tempo do Globo Rural, então exibido antes das 6h. Logo, ela passou a integrar a equipe do Bom Dia Brasil, chamando a atenção da cúpula da emissora.

Maria Júlia está em alta na Globo desde 2015. Em abril daquele ano, passou a fazer diariamente a previsão do tempo do Jornal Nacional. Em junho de 2017, virou plantonista do Jornal Hoje --e ganhou muitos elogios do público. 

Em fevereiro deste ano, estreou como âncora do Jornal Nacional, como plantonista aos sábados. Foi a primeira mulher negra na bancada do principal jornalístico da TV. Chegar ao Jornal Nacional, mesmo que no final de semana, é sinal de grande prestígio na Globo.

Com âncora do Hoje, será a primeira mulher negra a atuar como apresentadora titular de um jornal da Globo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.