Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECORD OU SBT?

Exclusivo! Fora da Band, Faustão revela os próximos passos profissionais

Reprodução/Band

Fausto Sìlva no cenário de seu programa na Band, o Aqui na Band; apresentador usa jaqueta marrom

Fausto Silva em seu programa na última quinta-feira (18); ele deixa a Band depois de um ano e meio

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 19/5/2023 - 18h48
Atualizado em 19/5/2023 - 19h40

Nem Record nem SBT. Vai demorar algum tempo para Fausto Silva voltar à TV. De saída da Band, o apresentador disse com exclusividade ao Notícias da TV que, depois de se arriscar em um programa diário em um horário antes ocupado por pastor evangélico, está cansado e quer dar um tempo de televisão.

"Vou parar um bom tempo. Programa diário é desgastante. [A Band] Dava traço e consegui média de 3,5 pontos num horário complicado", lamenta o apresentador. 

Faustão anunciou aos diretores de seu programa na Band, na última quarta-feira (17), que está deixando a emissora depois de um ano e meio de tentativas de levantar o ibope e atrair anunciantes. Na próxima semana, ele deve gravar material que abastecerá o Faustão na Band até meados de julho.

Eu tô na hora de dar uma descansada, uma parada, principalmente curtir os amigos, curtir a família. Estava num ritmo muito acelerado. Esse negócio de [programa] todo dia, todo dia, embora se grave só três vezes por semana, na verdade você fica envolvido a semana inteira.

Desde que o fim da parceria entre Faustão e a Band foi anunciada, especulou-se que ele estaria em negociações até avançadas com SBT e Record. De fato há interesse dessas emissoras em ter Faustão, já existiram conversas, porém não foi por causa de convite dessas emissoras que Faustão está deixando a Band. O motivo é mesmo a baixa audiência (na faixa dos 2,5 pontos) na Grande São Paulo, e o faturamento deficitário.

Aos 73 anos e depois de três décadas como o maior salário da televisão brasileira, Fausto tem investido em seu filho, João Guilherme Silva, como sucessor. Promoveu o novato e Anne Lottermann a coapresentadores do Faustão na Band. Deixa no ar a expectativa de que os dois continuem na TV.

"Foi uma decisão [a ruptura com a Band] muito serena. A bola agora continua com o João, com a Anne, enfim, [vou] abrir espaço para os novos, os jovens", disse ao Notícias da TV.

Ainda não há sinais de que os "herdeiros" vão continuar na Band. João Guilherme e Anne devem tocar o Faustão na Band até emissora lançar uma nova programação para ocupar o horário, no segundo semestre.

O encerramento da segunda passagem de Faustão pela Band foi acertado em comum acordo. O contrato será simplesmente rescindido, sem pagamento de multa.

Trajetória teve tropeços e demissões

Faustão acertou sua volta à Band em maio de 2021, após negociar com a Globo que o Domingão do Faustão (1989-2021) ficaria no ar somente até dezembro daquele ano, ao final de 32 temporadas. A Globo, contudo, não gostou de Fausto ter vazado que iria para a Band e resolveu antecipar sua saída. Ele foi substituído Tiago Leifert e, depois, por Luciano Huck.

O Faustão na Band enfrentou crise nos bastidores logo após seu início, em 17 de janeiro de 2022. O bom desempenho na estreia, com picos de 9,9 pontos, não se confirmou nos dias seguintes. A falta de anunciantes obrigou a produção a fazer cortes, que não pouparam nem a irmã do apresentador, Leonor Corrêa, uma das diretoras do programa.

No fim do ano passado, a Band dispensou todas as bailarinas que estavam no tradicional Balé do Faustão.

Neste ano, o programa criou novos quadros e investiu mais em notícias para tentar levantar a audiência. Em abril, fez pilotos de game shows semanais, como o Jogo da Adivinhação e o Jogo da Sedução, remontagem de um quadro utilizado pelo apresentador em 2001 no extinto Domingão do Faustão. Os quadros, contudo, não foram ao ar.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.