RECORD OU SBT?
Reprodução/Band
Fausto Silva em seu programa na última quinta-feira (18); ele deixa a Band depois de um ano e meio
Nem Record nem SBT. Vai demorar algum tempo para Fausto Silva voltar à TV. De saída da Band, o apresentador disse com exclusividade ao Notícias da TV que, depois de se arriscar em um programa diário em um horário antes ocupado por pastor evangélico, está cansado e quer dar um tempo de televisão.
"Vou parar um bom tempo. Programa diário é desgastante. [A Band] Dava traço e consegui média de 3,5 pontos num horário complicado", lamenta o apresentador.
Faustão anunciou aos diretores de seu programa na Band, na última quarta-feira (17), que está deixando a emissora depois de um ano e meio de tentativas de levantar o ibope e atrair anunciantes. Na próxima semana, ele deve gravar material que abastecerá o Faustão na Band até meados de julho.
Eu tô na hora de dar uma descansada, uma parada, principalmente curtir os amigos, curtir a família. Estava num ritmo muito acelerado. Esse negócio de [programa] todo dia, todo dia, embora se grave só três vezes por semana, na verdade você fica envolvido a semana inteira.
Desde que o fim da parceria entre Faustão e a Band foi anunciada, especulou-se que ele estaria em negociações até avançadas com SBT e Record. De fato há interesse dessas emissoras em ter Faustão, já existiram conversas, porém não foi por causa de convite dessas emissoras que Faustão está deixando a Band. O motivo é mesmo a baixa audiência (na faixa dos 2,5 pontos) na Grande São Paulo, e o faturamento deficitário.
Aos 73 anos e depois de três décadas como o maior salário da televisão brasileira, Fausto tem investido em seu filho, João Guilherme Silva, como sucessor. Promoveu o novato e Anne Lottermann a coapresentadores do Faustão na Band. Deixa no ar a expectativa de que os dois continuem na TV.
"Foi uma decisão [a ruptura com a Band] muito serena. A bola agora continua com o João, com a Anne, enfim, [vou] abrir espaço para os novos, os jovens", disse ao Notícias da TV.
Ainda não há sinais de que os "herdeiros" vão continuar na Band. João Guilherme e Anne devem tocar o Faustão na Band até emissora lançar uma nova programação para ocupar o horário, no segundo semestre.
O encerramento da segunda passagem de Faustão pela Band foi acertado em comum acordo. O contrato será simplesmente rescindido, sem pagamento de multa.
Faustão acertou sua volta à Band em maio de 2021, após negociar com a Globo que o Domingão do Faustão (1989-2021) ficaria no ar somente até dezembro daquele ano, ao final de 32 temporadas. A Globo, contudo, não gostou de Fausto ter vazado que iria para a Band e resolveu antecipar sua saída. Ele foi substituído Tiago Leifert e, depois, por Luciano Huck.
O Faustão na Band enfrentou crise nos bastidores logo após seu início, em 17 de janeiro de 2022. O bom desempenho na estreia, com picos de 9,9 pontos, não se confirmou nos dias seguintes. A falta de anunciantes obrigou a produção a fazer cortes, que não pouparam nem a irmã do apresentador, Leonor Corrêa, uma das diretoras do programa.
No fim do ano passado, a Band dispensou todas as bailarinas que estavam no tradicional Balé do Faustão.
Neste ano, o programa criou novos quadros e investiu mais em notícias para tentar levantar a audiência. Em abril, fez pilotos de game shows semanais, como o Jogo da Adivinhação e o Jogo da Sedução, remontagem de um quadro utilizado pelo apresentador em 2001 no extinto Domingão do Faustão. Os quadros, contudo, não foram ao ar.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.