Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTURO INCERTO

De cabelo rosa a fiasco no Ibope: Por que Xuxa Meneghel está queimada na Record?

Reprodução/GNT

Com cabelos cor-de-rosa, Xuxa Meneghel dá entrevista no baile de Carnaval da revista Vogue, em fevereiro de 2020

Xuxa Meneghel dá entrevista no baile de Carnaval da revista Vogue: cabelo rosa foi motivo de crise na Record

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 29/5/2020 - 6h58

Contratada em 2015 para ser a grande estrela da Record, Xuxa Meneghel pode estar com os dias contados na emissora. Passados cinco anos, a ex-rainha dos baixinhos acumula fracassos no Ibope, muitas queixas nos bastidores e já não goza nem de uma pequena parte do prestígio inicial. Em fevereiro, foi obrigada mudar a cor dos cabelos na hora de gravar seu programa. Um mês depois, viu a rival Adriane Galisteu ser anunciada como nova apresentadora do Power Couple. Seu contrato vence no final do ano e, segundo fontes bem informadas, não deverá ser renovado.

Xuxa se queimou justamente com Marcelo Silva, vice-presidente artístico da Record, maior entusiasta de sua contratação, que apostava nela como a grande cartada de sua gestão. Foi ele que a obrigou a descolorir os cabelos antes de gravar o primeiro episódio da temporada 2020 do The Four, encerrado em abril com ibope pífio.

A artista havia colorido os fios de rosa para participar do baile carnavelesco da revista Vogue. Marcelo Silva não tem nada contra cor-de-rosa. O problema é que Xuxa não avisou a emissora da mudança, contrariando uma cláusula contratual. É praxe no mercado de televisão que o contratado deve comunicar previamente seu contratante antes de fazer qualquer alteração drástica no visual, porque isso tem implicações no figurino e no cenário, por exemplo.

A rebeldia de Xuxa, além da reprovação do chefe, custou um atraso de cinco horas na gravação de The Four. Ela teria tirado a tintura usando uma bacia de água em seu camarim. Ao programa TV Fama, da RedeTV!, a apresentadora não negou que foi impedida de gravar com cabelo rosa. "É verdade", se limitou a dizer.

Apesar do histórico de audiências anêmicas, Xuxa era uma das apostas da Record para sua nova programação dominical. O The Four foi escalado para a faixa das 18h dos domingos, mas só durou duas semanas nesse horário. Ainda em março, foi transferido para as quartas. A audiência, de 6,7 pontos na estreia, caiu para 4,2 pontos na média final. Em 15 de abril, o The Four amargou um quarto lugar na Grande São Paulo, atrás da Band, com apenas 3,1 pontos.

Xuxa não voltará mais à programação da Record neste ano. Ela ainda apresentaria uma nova edição do Dancing Brasil, mas a atração foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus.

No fim de setembro, por determinação contratual, Xuxa e Record terão de informar um ao outro se a parceria continuará em 2021. Segundo altos executivos da emissora, isso não deve acontecer. Se renovar, a apresentadora terá um contrato por obra certa, apenas durante a produção e a exibição da atração. Seu salário, que era de R$ 1 milhão e foi renegociado em 2017 para R$ 500 mil, deverá cair ainda mais.

Xuxa dá problemas à Record desde que chegou à emissora, com carta branca para montar sua equipe e criar o programa que quisesse. A apresentadora trouxe diretor e até figurinista da Globo, mas seu show foi um fracasso. Os embates com a direção artística da casa começaram por causa dos ajustes solicitados.

O episódio do cabelo cor-de-rosa apenas escancarou o desgaste de sua relação com a cúpula da Record. Não é à toa que Xuxa vem se reaproximando da Globo --na semana passada, autorizada pela Record, ela deu entrevista a Pedro Bial.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.