EM PRIMEIRA MÃO
Divulgação/Globo Filmes
Júlio Andrade como Gonzaguinha e Raul Seixas; ator viverá o sociólogo Betinho em nova série do Globoplay
Um dos atores mais elogiados e premiados da atualidade, Julio Andrade está virando especialista em dar vida a pessoas que foram importantes para o Brasil da segunda metade do século 20. Ele, que já interpretou Gonzaguinha (1945-1991) e Paulo Coelho no cinema e Raul Seixas (1945-1989) na televisão, se prepara agora para dar vida ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), "o irmão do Henfil" da música O Bêbado e o Equilibrista, eternizada por Elis Regina (1945-1982).
Betinho é a mais nova série do Globoplay. A decisão de produzi-la foi tomada na última sexta-feira (17) pela plataforma de streaming da Globo. O cineasta Sérgio Machado (Cidade Baixa, Irmãos Freitas) assinará a direção e dividirá os roteiros com Victor Navas (Cazuza, Carandiru). A produção será de José Júnior, da AfroReggae, em parceria com a Formata.
A série faz parte de um conjunto de pelo menos dez obras de ficção originais que o Globoplay estreará neste ano, em sua ofensiva para conquistar espaço no disputado mercado de streaming, dominado pela Netflix.
O pacote, que será anunciado nesta segunda (20), inclui Mal Secreto, Todas as Mulheres do Mundo, Desalma, Onde Está Meu Coração, As Five, Minha Mãe É uma Peça e as segundas temporadas de A Divisão e Aruanas, além das musicais/documentais Sandy e Jr, Thiaghinho - Tardezinha, a segunda temporada de Marília Mendonça e Caso Evandro.
Apesar da morte precoce, aos 61 anos, a biografia de Betinho sintetiza três grandes bandeiras do Brasil dos anos 1960 aos 1990: a luta pela democracia, o combate à miséria e às injustiças e a "desguetificação" da Aids.
Líder estudantil na juventude e crítico do capitalismo, Betinho foi perseguido pela Ditadura Militar (1964-1985) e teve de fugir do país, se exilando primeiramente no Chile, onde foi assessor de Salvador Allende (1908-1973), e depois no México e no Canadá. Voltou ao Brasil em 1979 e passou a se engajar em causas como a Reforma Agrária.
Sua "grande obra social" foi a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que articulou no início dos anos 1990 para "dar comida e gerar empregos para tirar 32 milhões de brasileiros da indigência". Considerado a maior campanha social da história do país, o movimento de Betinho inspirou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lançar, em 2003, o projeto Fome Zero, que se transformaria no Bolsa Família.
Betinho também foi muito importante no combate à Aids, que contraiu durante transfusão de sangue, procedimento ao qual era submetido periodicamente por ser hemofílico, assim como seus irmãos Henfil (cartunista) e Chico Mário (compositor). A morte dos irmãos em 1988 o transformou em uma das principais vozes na defesa de políticas públicas e pesquisas contra a Aids. Graças a Betinho, Aids deixou de ser uma "doença de homossexuais".
A série do Globoplay, de acordo com nota a ser divulgada hoje, vai contar a história de "um brasileiro que dedicou sua vida à luta pela liberdade e contra as injustiças sociais", na interpretação de "um dos maiores atores do Brasil, Julio Andrade".
Profissional com 21 anos de carreira, o antigalã Andrade só se tornou conhecido do grande público a partir de 2016, com a série Sob Pressão e a minissérie Justiça, da Globo. O ator é visto também como "antinovela", já que nunca fez uma inteira --recentemente, atuou na primeira semana de Amor de Mãe.
Sua trajetória é marcada por prêmios desde o começo da carreira, no cinema e no teatro. Com o filme Gonzaga - De Pai para Filho (2012), ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Sua atuação como o músico Gonzaguinha na cinebiografia também rendeu um troféu da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Gonzaguinha, na verdade, foi o segundo personagem biográfico de Andrade. Em 2009, ele estreou na categoria dando vida a Raul Seixas em um especial da série Por Toda a Minha Vida, apresentado por Fernanda Lima na Globo. Em 2014, interpretou o escritor Paulo Coelho, amigo de Raul, no longa Não Pare na Pista.
O Globoplay também confirmará nesta segunda a realização de Mal Secreto, série de suspense com autoria de Bráulio Mantovani e direção de Mauro Mendonça Filho, sobre um renomado psiquiatra forense desvenda os mais sombrios mistérios; e Todas as Mulheres do Mundo, uma releitura de Jorge Furtado para "sobre a vida, o amor e a morte do autor, diretor e dramaturgo Domingos Oliveira [1936-2019]".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Betinho (série)
Globoplay
Julio Andrade
Raul Seixas
Sob Pressão
Sérgio Machado
Séries do Globoplay
Todas as Mulheres do Mundo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.