Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOLIA 2023

Após demissões, Rodrigo Bocardi e Aline Midlej vão apresentar Carnaval de SP

Reprodução/TV Globo e GloboNews

Os jornalistas Rodrigo Bocardi e Aline Midlej em fotomontagem. Ele usa terno e ela, blusa rosa

Os jornalistas Rodrigo Bocardi e Aline Midlej, que vão apresentar o Carnaval de São Paulo em 2023

DANIEL CASTRO e GABRIEL VAQUER

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 16/12/2022 - 18h39
Atualizado em 16/12/2022 - 18h55

A Globo definiu nesta semana que os jornalistas Rodrigo Bocardi e Aline Midlej serão os apresentadores dos desfiles das escolas de samba de São Paulo no Carnaval de 2023, em fevereiro. Eles substituirão Chico Pinheiro, demitido em abril após 32 anos de casa, e Michelle Barros, que deixou a emissora em maio, descontente com a falta de oportunidades para se tornar apresentadora titular.

Ser escalado para apresentar o Carnaval é uma marca de prestígio dentro da Globo. Bocardi é desde 2013 apresentador do Bom Dia São Paulo, uma das maiores audiências proporcionalmente ao número de televisores ligados (share). Na última quinta (15), por exemplo, teve 36,6% de share, índice só inferior ao do Jornal Nacional (37,7%) e de Travessia (40,1%).

Aline Midlej apresenta desde meados do ano passado o Jornal das 10, o principal telejornal da GloboNews. Além de ser uma jornalista em ascensão, apresentadora do JN na escala dos sábados, Aline é muito ligada ao Carnaval. Já comandou transmissões de São Paulo na Band. Na GloboNews, chegou a apresentar jornal no meio da rua, em plena folia.

A Globo aposta que Aline será uma "Chico Pinheiro de saias", por seus conhecimentos carnavalescos e carisma.

"Voltar para a minha terra, sendo voz e coração da maior festa popular do país é pura celebração. E num ano tão especial, em que o desfile do Grupo Especial de São Paulo volta a ser transmitido para o Brasil, sendo reconhecido por sua qualidade e relevância crescentes. Sou suspeita e orgulhosa", disse Aline, em comunicado enviado pela Globo.

Já Bocardi recorda que trabalhou como repórter nas transmissões de Carnaval no passado:

Poder participar da apresentação de escolas inteiras, ao lado da alto astral Aline Midlej e de toda a nossa equipe, é honra, prazer, desafio, é globeleza. E a ansiedade é grande para extravasar a descontração e a informalidade que tento imprimir diariamente. Que o público me dê a chance de curtirmos juntos até a última escola passar.

No Carnaval do Rio, por enquanto não muda nada. A apresentadora do Fantástico Maju Coutinho, promovida neste ano, seguirá no comando das transmissões ao lado de Alex Escobar.

Nova dupla tem desafio

Rodrigo Bocardi e Aline Midlej terão um grande desafio pela frente: fazer o público das transmissões do Carnaval de São Paulo se esquecer de Chico Pinheiro. O ex-âncora do Bom Dia Brasil esteve ligado à folia na emissora durante as duas últimas décadas.

Chico passou a comandar as transmissões paulistanas em 2003, dividindo os microfones com Renata Ceribelli até 2009. Em 2010, cedeu o lugar ao narrador esportivo Cléber Machado. Contudo, continuou participando das transmissões, fazendo entrevistas na "Esquina do Samba". Voltou a narrar os desfiles em 2014, juntamente com Monalisa Perrone até 2019, quando ela deixou a emissora para ir trabalhar na CNN Brasil, que a dispensou no último dia 1º.

Em 2020 e 2022, Chico Pinheiro compartilhou as transmissões com Michelle Barros --não houve desfiles em 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Ele foi dispensado pela Globo dez dias depois de ancorar o Carnaval paulistano, que neste ano ocorreu em abril.

Outro desafio da dupla é atrair patrocinadores para ajudar a pagar a conta. O contrato de transmissão da Liga Independente de Escolas de Samba de São Paulo com a Globo, renovado neste ano, está em outros moldes.

A partir do ano que vem, a emissora paga um valor fixo menor e aumenta a participação nas vendas publicitárias. Em contrapartida, a Globo exibe a festa também para o Rio de Janeiro --o que não acontecia desde 2013. A projeção é que as apresentações das escolas sejam vistas por 50 milhões de telespectadores. 

O Carnaval deu prejuízo em 2022. Apenas a Brahma patrocinou as transmissões de São Paulo e do Rio de Janeiro porque o mercado não acreditava no sucesso dos desfiles, que aconteceram em abril. No entanto, o evento teve um bom desempenho de ibope, com picos acima dos 20 pontos nas duas capitais. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.