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Após demissões, CNN Brasil negocia aluguel de emissora de TV aberta em SP

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Márcio Gomes, com um terno marrom e gravata azul da CNN

Márcio Gomes em seu programa na CNN Brasil: canal de notícias negocia entrada na TV aberta em SP

DANIEL CASTRO e GABRIEL VAQUER

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2022 - 7h00

Após demitir cerca de 120 funcionários para cortar custos, a CNN Brasil está negociando uma entrada definitiva na TV aberta para ampliar seu alcance de audiência contra a GloboNews e, principalmente, Jovem Pan News. O canal de notícias conversa com a Rede Mundial de Comunicação, do empresário Paulo de Abreu, para o arrendamento de 24 horas do canal 52 de São Paulo. 

João Camargo, presidente do conselho de administração e responsável direto pelas mudanças que ocorrem na empresa liderada por Rubens Menin, é quem cuida da operação. Hoje, o canal 52 exibe atrações independentes e programas educativos da TV Escola.

Segundo apurou o Notícias da TV, a CNN Brasil fez uma proposta para assumir a programação a partir do segundo semestre de 2023. Até lá, o canal espera ter consolidado sua nova programação, que será lançada após o Carnaval. Programas vão estrear nos próximos meses, e a linha editorial dará mais destaque a notícias quentes.

O aluguel do canal é mais barato por causa da frequência "distante" das grandes emissoras de São Paulo. Globo, Record, SBT e Band são sintonizadas nas numerações mais baixas --correspondem aos canais cinco, sete, quatro e 13, respectivamente. Na prática, o telespectador zapeia com mais facilidade entre as emissoras tradicionais e dificilmente chega até o canal 52 para ver o que está passando.

A direção da CNN ofereceu cerca de R$ 200 mil mensais para fechar o negócio, e a Rede Mundial tem interesse, já que não fatura nada com a concessão. Com o aluguel, arrecadaria R$ 2,4 milhões.

No segundo turno das eleições presidenciais, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL), houve uma parceria entre Rede Mundial, TV Escola e CNN Brasil para a transmissão de 48 horas de programação no fim de semana eleitoral em TV aberta para os paulistanos. A experiência foi considerada positiva. 

Voltar para a TV aberta é um desejo do chairman João Camargo. Em entrevista recente ao UOL, o executivo confirmou as intenções sem dar maiores detalhes. Ele tem boa relação com Paulo de Abreu. Ambos são amigos e investem em rádio. Camargo é dono da 89 FM e sócio da BandNews FM com o Grupo Bandeirantes. Já Abreu é comandante da Kiss FM e da Top FM. 

A ideia da programação da CNN Brasil migrar para a TV aberta é antiga. Douglas Tavolaro, primeiro chefão da CNN Brasil, conversou com emissoras como a TV Gazeta para uma possível parceria. Renata Affonso, antiga mandatária, também tentou alugar o canal 32, frequência da antiga MTV Brasil (1990-2013). 

Procurada pelo Notícias da TV, a CNN Brasil preferiu não se manifestar sobre as negociações.


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