Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUCY MAFRA

Atriz foi barrada na Globo e morreu após acusação de crime em novela

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

A atriz Lucy Mafra como Claudete em América; ela está olhando para a frente e sorrindo para a foto

Santa (Lucy Mafra) em América (2005); atriz foi acusada de furto nos bastidores da Globo

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 26/11/2022 - 6h15

Lucy Mafra (1954-2014) morreu há oito anos em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. À época, a atriz enfrentava uma profunda depressão e já estava havia nove anos longe da TV, desde que tinha sido afastada de América (2005) acusada de furto durante as gravações da novela das nove de Gloria Perez.

Na trama, Lucy interpretou Claudete, vizinha e amiga de Islene (Paula Burlamaqui), moradora do núcleo de Vila Isabel. Na ocasião, a atriz foi apontada por uma camareira dos Estúdios Globo como a responsável pelo furto de dinheiro da carteira de Christiane Torloni, que dava vida a Haydée no folhetim.

Apesar de o episódio não chegar ao ponto de virar uma acusação formal na Justiça, a artista foi demitida, e sua personagem deixou de existir na história. A atriz também nunca mais voltou a participar de uma novela. Lucy chegou a ser cogitada para o elenco da novela das seis Joia Rara (2013), mas acabou vetada por restrição na emissora.

Em entrevista ao R7, Andrea Neves Schiavo Mafra, enteada de Lucy, contou que a atriz tinha uma rivalidade com a camareira, o que teria ocasionado a situação:

Nesse dia que sumiu esse dinheiro da Torloni, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do da Torloni. Mas ela não pegou nada. E esse foi o motivo de ela ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra e isso acabou com a carreira dela.

Com a repercussão do caso, Lucy não conseguiu muitos papéis no teatro ou em outras emissoras e precisou se mudar do Rio de Janeiro. A atriz foi viver ao lado da mãe, no município de Vassouras (RJ), e passou a contar com a ajuda financeira de amigos. Com a morte da mãe, ela enfrentou uma depressão até sua morte, aos 60 anos.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Lucy Mafra ao lado da mãe e da enteada

Lucy Mafra ao lado da mãe e da enteada

Carreira

Nascida no Rio de Janeiro em 1954, Lucy Mafra iniciou a carreira artística no teatro de rua. No final dos anos 1970, estreou no cinema em filmes como O Cortiço (1978) e O Gigante da América (1978). Na TV, sua estreia foi em Água Viva (1980), novela de Gilberto Braga e Manoel Carlos, na Globo.

A partir daí, foram inúmeros folhetins e participações em séries e minisséries da emissora, vivendo papéis coadjuvantes em A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), O Clone (2001) e Chocolate com Pimenta (2003), no ar em edição especial na Globo.  

Na trama de Walcyr Carrasco, Lucy encarnou Venúsia, a empregada da casa de Danilo (Murilo Benício). A atriz também ficou conhecida ao interpretar Dona Candoquinha, no humorístico Escolinha do Professor Raimundo (1990).

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lucy Mafra e Chaguinha em Por Amor (1997)

Lucy Mafra e Chaguinha em Por Amor (1997)


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.