Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO

Após demissão de repórter, Globo adverte apresentadores que fazem 'bicos'

Divulgação/TV Globo

Flávio Fachel e Silvana Ramiro durante o Bom Dia Rio; no telão, atrás deles, aparece a repórter Silvana Naspolini, que morreu em outubro de 2022

Flávio Fachel e Silvana Ramiro durante o Bom Dia Rio: apresentadores foram advertidos pela Globo

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 28/7/2023 - 7h00

Apresentadores do Bom Dia Rio, Silvana Ramiro e Flávio Fachel foram advertidos pela Globo por fazerem media training. A atividade externa, que consiste em treinar executivos a lidar com repórteres, conflita com as normas que regem a conduta dos jornalistas da emissora. Procurada, a Globo não se manifestou.

A advertência ocorreu depois que a repórter Lívia Torres foi demitida, na semana passada, por ter apresentado um evento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sem a autorização de seus chefes. A emissora alegou que Lívia apareceu junto a marcas patrocinadoras da Copa do Brasil, o que é vetado para seus jornalistas.

O Notícias da TV mostrou que a demissão de Lívia foi exagerada e que outros profissionais, em cargos até mais importantes do que o dela, também participavam de eventos, principalmente palestras e apresentações, mas não receberam a mesma punição.

Silvana exibia em seu perfil no LinkedIn que fazia media training e até gerenciamento de crises, atividade exercida por assessores de imprensa, não por profissionais de veículos.

Ela se vendia como "Apresentadora de TV | Treinamentos em Comunicação | Media Training | Gerenciamento de Crise | Mentoria Executiva | Mestre de Cerimônias | Mediações e Palestras". Após a publicação do texto do Notícias da TV, ela alterou a página e passou a se apresentar apenas como "Apresentadora | Carioca | Madrugadora".

Seu colega de bancada, Flávio Fachel, participou recentemente de um media training, como entregavam posts publicados também no LinkedIn e posteriormente apagados.

A Globo fez um levantamento dos "bicos" que Silvana e Fachel vinham fazendo. Descobriu que a apresentadora, por exemplo, prestou serviços para os hospitais da Rede D'Or e para o Secovi Rio, sindicato que presta assessoria a condomínios, imobiliárias e incorporadoras.

Chefes do Jornalismo da Globo também conversaram, individualmente, com vários outros profissionais que ganhavam um dinheiro extra fazendo eventos. Eles foram orientados a não assumirem compromissos externos sem consultar a empresa e a observarem as regras de conduta da casa.

Quais são as regras da Globo?

A Globo diferencia jornalistas apresentadores de jornalistas repórteres e jornalistas da área de Esportes dos jornalistas do departamento de Jornalismo. Repórteres são proibidos, em contrato, de atuarem como apresentadores de eventos. Mas apresentadores de telejornais podem trabalhar como mestres de cerimônias e palestrantes, desde que não sejam vinculados a marcas.

Os Princípios Editoriais do Grupo Globo vetam ações que possam comprometer a "isenção" do jornalismo da casa, como declarar preferência partidária ou de clube de futebol.

Jornalista do departamento de Jornalismo, de forma alguma, pode fazer publicidade. Recentemente, os jornalistas da área esportiva ganharam esse direito, mas precisam de autorização e aprovação da emissora antes de gravar qualquer comercial.

Em uma atualização de 2018, os Princípios Editoriais impuseram normas de atuação em redes sociais. Os jornalistas da Globo não devem marcar estabelecimentos ou empresas no Instagram. E devem tomar cuidado com o que falam em grupos de WhatsApp, porque isso pode vazar e comprometer a "isenção" da emissora.

Outro lado: O que diz a Globo

Procurada para comentar as advertências a Flávio Fachel e Silvana Ramiro, a Globo não se pronunciou até a conclusão deste texto.

Na semana passada, por ocasião da demissão de Lívia Torres, a emissora emitiu nota afirmando que "não comenta casos específicos", mas enfatizou que as participações de jornalistas em eventos "devem ser precedidas de autorização da chefia, devem ocorrer em eventos fechados e sem transmissão pública".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.