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SORTEIO DA CBF

Repórter Lívia Torres é demitida da Globo após descumprir regra da emissora

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lívia Torres no RJTV, em 2021, ao noticiar sequestro em ponte

Lívia Torres: principal repórter da Globo no Rio de Janeiro deixa colegas chocados com demissão

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 18/7/2023 - 12h13
Atualizado em 18/7/2023 - 13h30

A repórter Lívia Torres foi demitida da Globo na segunda (17). Contratada pela emissora há 14 anos, ela descumpriu uma regra interna ao apresentar o sorteio da semifinal da Copa do Brasil para a CBF. A prática não é permitida pela Globo, que proíbe em contrato seus funcionários de participarem de eventos ou trabalhos remunerados fora da casa. Essa regra, contudo, tem sido ignorada.

Segundo fontes do Notícias da TV, os profissionais que trabalhavam com Lívia no Rio de Janeiro ficaram chocados com a dispensa da jornalista, uma das principais repórteres da Globo na cidade. Além de aparecer nos telejornais locais, ela também já produziu para Jornal Hoje, Jornal Nacional e até Fantástico.

Lívia apresentou o sorteio da semifinal da Copa pelo canal oficial da CBF, no YouTube, mas um trecho foi transmitido pelo SporTV, canal da Globo, que detém os direitos da Copa da Brasil. A profissional foi chamada na direção da emissora logo depois de encerrar a transmissão ao vivo.

Há uma movimentação de profissionais do Jornalismo e do Esporte da Globo para que a empresa libere trabalhos fora da emissora. Lívia não é a primeira a se arriscar em coberturas "de fora". Muitos outros profissionais fazem a mesma coisa para conseguirem dinheiro extra, mas a Globo ignora.

A emissora publicou em 2011 um documento com seus Princípios Editoriais do Grupo Globo, atualizado em 2018. As regras ditam que todos os profissionais são proibidos de manifestarem preferências por times de futebol e figuras políticas, e também de opinarem ou curtirem publicações nas redes sociais que possam comprometer o veículo em que trabalham.

"Os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e devem levar isso em conta em suas atividades públicas, evitando tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção", diz um trecho do edital.

É imprescindível que o jornalista evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc. Participantes de programas esportivos televisivos, radiofônicos ou transmitidos pela internet seguirão neste quesito a política comercial de seus veículos.

"O Grupo Globo considera que toda rede social é potencialmente pública. E, quando essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha. Se tal atividade manchar a sua reputação de isenção manchará também a reputação do veículo. Isso não é admissível, uma vez que a isenção é o principal pilar do jornalismo", dita o primeiro tópico de redes sociais dos Princípios Editoriais do Grupo Globo.

Procurados, Globo e Lívia não se manifestaram até a conclusão deste texto.


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