ATÉ 2024
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
Galvão Bueno se despede da narração em TV aberta neste domingo (18), mas continua na Globo
VINÍCIUS ANDRADE e GABRIEL VAQUER
Publicado em 17/12/2022 - 20h03
Atualizado em 17/12/2022 - 20h52
A Globo confirmou que Galvão Bueno assinou renovação de seu contrato até 2024 --no novo vínculo, ele deixa a narração em TV aberta. Conforme o Notícias da TV havia antecipado em conversa com a equipe do jornalista, o acordo foi selado na última semana. A emissora, no entanto, só oficializou a informação na sexta (16), em um comunicado sobre a cobertura no fim de semana da final da Copa do Mundo.
Neste domingo (18), dentro do Esporte Espetacular, a Globo fará mais uma homenagem ao narrador de 72 anos, com depoimentos recordando algumas de suas transmissões mais famosas em Copas e bordões que entraram para a história. Ele fará seu último jogo como locutor em TV aberta no duelo entre França e Argentina, no Catar.
"Mesmo com a despedida das transmissões, [o narrador] assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação de Galvão Bueno em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora", confirmou a líder de audiência.
Galvão narrou 94 gols da Seleção Brasileira em 53 jogos da equipe em Copas. Nas indicações passadas pela Globo nos últimos meses, o sucessor do veterano nas principais partidas da emissora será Luis Roberto. A voz de "haja coração" comentou o novo momento da empresa sem suas narrações:
Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos.
Logo depois do Esporte Espetacular, Galvão estará em um pré-jogo especial com início às 10h50 (horário de Brasília), com a participação de Luis Roberto, Junior, Ana Thaís Matos, Roger Flores e Caio Ribeiro.
A reportagem apurou que agenda de Galvão para os próximos meses já está definida. Ele terá algumas semanas de folga após a cobertura da Copa do Mundo do Catar. Em seguida, terminará de gravar o documentário biográfico O Incrível Galvão, produzido para o Globoplay e que estreia em fevereiro.
Há ainda o especial de despedida do Bem, Amigos!, debate que ele comanda no SporTV há 20 anos. O programa seria feito em novembro, mas Galvão precisou adiar o adeus por que pegou Covid-19.
A equipe de Galvão Bueno já pensa nos próximos possíveis trabalhos do narrador na emissora. Foram apresentadas duas ideias à direção da Globo, que visam transformar o jornalista em um showman.
Um dos projetos tem a ambição de tornar o locutor um apresentador de variedades, com uma atração semanal proposta mistura entrevistas, esporte e entretenimento, e já está inclusa a viabilidade comercial do programa --ou seja, quais serão os possíveis anunciantes.
Também já está acertado em contrato que o narrador vai participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris como apresentador e comentarista em programas especiais. Ele também fará a cerimônia de abertura, prevista para acontecer em 26 de junho de 2024, no Rio Sena, um dos símbolos da capital da França.
A voz de Galvão Bueno será usada em chamadas para promover eventos esportivos. Uma pesquisa mostrou que o público prefere ver e ouvir o narrador do que influenciadores nas divulgações.
Paralelamente ao trabalho na TV, Galvão Bueno tem compromissos com a Play9, empresa de João Pedro Paes Leme e Felipe Neto, para produção de conteúdo na internet. Alguns deles já estão no ar, como o podcast em que o locutor conta histórias da sua vida.
No novo acordo, o jornalista terá liberdade para participar de projetos em outras plataformas online, como o YouTube, e terá uma espécie de "relação aberta" com a Globo.
No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974. Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narrou pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.