Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AGORA VAI?

Band se anima com fim de exclusividade da Globo e cresce o olho na Copa de 2026

DIVULGAÇÃO/BAND

Neto com uma camisa preta nos estúdios dos Donos da Bola

Neto em seu programa na Band: emissora se interessa por Copa de 2026 sem Globo exclusiva

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2022 - 6h30

A Band é a primeira emissora de TV aberta a manifestar interesse nos direitos da Copa do Mundo de 2026, que vai acontecer no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Ao negociar a renovação com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) na semana passada, a Globo abriu mão da exclusividade, o que deixou a concorrência com as orelhas em pé.

A emissora do Morumbi sonha em retomar a cobertura de uma Copa após um hiato de 12 anos, já que a sua última transmissão foi na edição do Brasil do Mundial, em 2014. Para isso, Band quer saber o valor da negociação e as condições de pagamento para viabilizar a operação financeira. 

Segundo apurou o Notícias da TV, a empresa fará uma consulta sobre valores para a entidade máxima do futebol logo após o fim do Mundial do Catar, no mês que vem. Se os preços forem interessantes e a operação viável, a Band está interessada em comprar os direitos.

Neste ano, a emissora chegou a consultar a Globo para sublicenciar a Copa do Catar e exibir no BandSports, seu canal esportivo de TV por assinatura. No entanto, após ter perdido o Mundial de Clubes do ano passado e a Fórmula 1 para a concorrente, a líder de audiência preferiu não fazer a negociação.

A Globo renovou seu contrato com a Fifa até 2026 e assegurou os direitos de transmissão da próxima Copa do Mundo, mas abriu mão da exclusividade do campeonato em todas as mídias --TV aberta, TV por assinatura e mídias digitais. Com o novo acordo, a emissora economiza milhões de dólares.

Na internet, a Globo já havia deixado de ter exclusividade no ano passado, o que permitiu que o streamer Casimiro Miguel transmitisse as partidas da Copa do Catar. Já na TV aberta, a Globo reinou com a Copa nos últimos anos, mas deixa o caminho livre para a concorrência a partir da próxima edição.

O novo contrato com Fifa é semelhante ao que a Globo tem com o COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Olímpicos. O vínculo é longo, até 2032, para direitos no Brasil, mas também não há exclusividade na TV aberta. 

A Band exibiu os Mundiais de 2010 e 2014 em parceria com a Globo, e chegou a fazer a Eurocopa de 2016 e a Copa das Confederações de 2017. Havia interesse na Copa da Rússia, em 2018, mas os valores altíssimos e a crise financeira que o grupo passava inviabilizaram a operação. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.