Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GAFE

Fifa corta transmissão da Copa após jogador invadir campo com bandeira LGBT

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Na montagem: Luis Roberto (à esquerda) e árbitro com bandeira LGBTQIA+ (à direita)

Luis Roberto: comentarista da Globo não soube decifrar bandeira LGBTQIA+ na Copa do Mundo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2022 - 18h20

Luis Roberto e Luiz Carlos Jr. revoltaram os telespectadores da Copa do Mundo por causa da abordagem durante uma invasão de campo no Catar. Nesta segunda (28), um homem despistou a segurança e entrou no gramado da partida entre Portugal e Uruguai com uma bandeira LGBTQIA+, e os locutores de Globo e SporTV se dividiram na narração.

Enquanto Luis Roberto afirmou que não soube identificar qual o significado do objeto, Carlos Jr. disse se tratar da bandeira do "homossexualismo" --termo pejorativo para se referir à comunidade; o correto é homossexualidade.

A Fifa interrompeu a transmissão da partida no momento em que um homem saiu correndo pelo gramado e foi contido por policiais. Ele não chegou a erguer a flâmula, que foi recolhida pelo árbitro. Na Globo, Luis Roberto narrou o que estava acontecendo com o detido.

"Normalmente a Fifa evita mostrar quando há invasão de campo. Dos jogos que eu fiz, essa é a primeira invasão. A pessoa que invadiu já foi controlada pelos policiais do Catar. A segurança não é feita como nos estádios do Brasil. Ele entrou com uma bandeira, não chegou a desfraldar, uma bandeira pequena. Eu não consegui decifrar. Se alguém conseguir, por favor", pediu ele.

No SporTV, Luiz Carlos Jr. comentou que a bandeira LGBTQIA+ era alvo de manifestações no Catar, país em que a homossexualidade é crime. Ele relembrou o episódio em que sete seleções europeias foram proibidas de entrar em campo com uma braçadeira que tinha os dizeres "One Love" (um amor, em tradução livre), em referência à diversidade.

"É a bandeira do arco-íris, alvo de muito questionamento e protesto aqui. Seleções europeias não puderam entrar com a braçadeira. Temos leis severas no Catar que condenam o homossexualismo, então foi um protesto feito numa Copa cercada de muita controvérsia", pontuou o narrador do canal a cabo.

Telespectadores que assistiam à transmissão não deixaram os apontamentos de Luis Roberto e Luiz Carlos passarem batido. "O narrador da Globo disse que não conseguiu vê-la. Ele é algum tipo de alienado ou está usando uma venda? Ele não sabe que isso aí é a bandeira do movimento LGBTQIA+? Pelo amor", criticou um internauta identificado como Alex.

"Globo: Luis Roberto disse que não decifrou qual era a bandeira. SporTV: Luiz Carlos Jr falou que era a bandeira do 'homossexualismo'. Tá difícil", lamentou Mateus Donato. "E aí gente, só eu consegui decifrar a bandeira? Alguém que conhece este Luis Roberto consegue ajudá-lo? Tenho certeza que ele não quer se passar por desinformado", ironizou Israel Barbosa.

Confira abaixo a repercussão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.