Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HERANÇA DOS FILHOS

Mãe dos filhos de Gugu enfrenta assédio de advogados para tratar de testamento

Reprodução/Record

O apresentador Gugu Liberato no palco do programa Canta Comigo, da Record

Gugu Liberato (1959-2019) em homenagem feita pelo programa Canta Comigo, da Record, na semana de sua morte

REDAÇÃO

Publicado em 19/12/2019 - 16h01

A mãe dos filhos de Gugu Liberato (1959-2019), Rose Miriam Di Matteo, tem sido assediada por vários advogados para tratar do testamento deixado pelo apresentador. Desde a morte de seu marido, em 22 de novembro, ela tem sido procurada por escritórios, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, se oferecendo para representá-la nessa questão. 

No testamento, Gugu deixou seus bens, em quase sua totalidade, para os filhos João Augusto, Marina e Sofia. Familiares também foram contemplados. Ele nomeou a irmã, Aparecida Liberato, como inventariante e curadora legal das filhas menores. As informações são de Esther Rocha, assessora de imprensa do apresentador e da família Liberato, que enviou um comunicado à imprensa nesta quinta-feira (19).

O documento sobre a partilha da herança foi lido na presença de Rose, dos filhos e da família do apresentador. Todos assinaram os papéis na presença de um tabelião e notário. No entanto, no mesmo dia, ela e o filho mais velho, João, foram levados por parentes para uma consulta com um novo advogado.

Diante de profissionais do escritório Dr. Nelson Willis & Associados, Rose assinou uma procuração para cuidar do processo de herança. João não assinou. Avisada de que esse passo legal poderia ocasionar problemas e iniciar uma briga judicial entre mãe e filhos, ela revogou e retirou a representação do novo advogado em carta escrita em próprio punho.

Sofia, João, Marina, Rose e Gugu em foto de 2017

"Isto posto, percebe-se que a indução e mal aconselhamento está vindo de terceiros não contemplados no aludido testamento. Terceiros estes que usam de má-fé para criar problemas constituindo novos advogados com a única finalidade de obstruir a vontade legitima de Antonio Augusto Moraes Liberato, tão bem expressa em seu testamento, que por legítimo é incontestável", diz o comunicado

Gugu sofreu acidente doméstico em 20 de novembro, em Orlando, onde morava. A morte foi confirmada dois dias depois. Ele sofreu uma queda acidental de cerca de quatro metros em sua casa quando fazia um reparo no ar-condicionado.

O velório do apresentador do Canta Comigocomoveu o Brasil desde as primeiras horas do dia 28 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp. No dia seguinte, um cortejo em carro aberto levou o corpo até o Cemitério Gethsêmani, onde ele foi enterrado sob aplausos.

Confira o comunicado sobre a herança de Gugu na íntegra:

Diferentemente do que foi divulgado na coluna de hoje da colunista Mônica Bergamo (Folha de São Paulo), Aparecida Liberato, irmã e a inventariante do espólio do saudoso Antonio Augusto Moraes Liberato, o Gugu, vem a público esclarecer que:

Antonio Augusto de Moraes Liberato, em plenas capacidades físicas e mentais, deixou testamento, onde expressa suas últimas vontades e dispõe dos seus bens moveis, imóveis, materiais e imateriais, contemplando seus familiares e principalmente, em quase sua totalidade os seus três filhos, João Augusto, Marina e Sofia.

Tal testamento foi lido na presença de tabelião e notário, com a presença da mãe de seus filhos, seus filhos e familiares de Gugu, sendo que naquela data, o testamento foi por todos reconhecido e assinado espontaneamente, inclusive por Rose Miriam Di Matteo. O irmão de Rose estava presente.

Ocorre que após tal ato legal e solene, a mãe dos herdeiros, Rose Miriam Di Matteo e João Augusto, filho do apresentador, foram levados por seus parentes, às 9 horas da noite, a residência de um outro advogado, que não obstante, mesmo sabendo que a mesma já havia constituído advogado para si e para seus filhos, foi levada a assinar uma outra procuração, constituindo um segundo advogado, Dr. Nelson Willis & Associados. João Augusto se recusou a assinar qualquer papel.

Ciente posteriormente de que tal fato poderia ocasionar problemas ao espólio, o que fatalmente acarretaria uma disputa judicial entre mãe e filhos, houve por bem, por parte de Rose Miriam, redigir e enviar carta de punho próprio revogando e retirando a representação deste segundo advogado. Isto posto, percebe-se que a indução e mal aconselhamento está vindo de terceiros não contemplados no aludido testamento. Terceiros estes que usam de má fé para criar problemas constituindo novos advogados com a única finalidade de obstruir a vontade legitima de Antonio Augusto Moraes Liberato, tão bem expressa em seu testamento, que por legítimo é incontestável.

Outrossim, vale ressaltar que desde o momento da triste fatalidade, Rose Miriam Di Matteo vem sendo assediada por inúmeros advogados, tanto nos EUA, como no Brasil, que por vários meios e argumentações sugerem representá-la, ocultando o fato de que uma eventual disputa seria, dela Rose, contra seus filhos, reconhecidos herdeiros. O apresentador nomeou como Inventariante e curadora legal dos filhos menores, sua própria irmã, Aparecida Liberato, por reconhece-la apta e capaz de levar a bom termo a liquidação do testamento e de sua expressa vontade.

Dr. Carlos Eduardo Farnesi Regina, por mais de vinte anos advogado de Antonio Augusto Moraes Liberato, foi o responsável pela leitura do testamento, reunião esta registrada em cartório e ata pública e nesta data reconhecido por Rose Miriam e seus filhos como seu legitimo advogado, sendo que este reconhecimento veio a ser reforçado posteriormente por carta de punho próprio escrita por Rose e também pelo depoimento de seu filho, João Augusto, maior de idade, que recusou-se a assinar procuração para o referido segundo advogado, Dr. Nelson Willis & Associados, no mesmo dia da abertura do testamento.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.