Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIÚVO DO HUMORISTA

Thales Bretas rebate críticas sobre relação com Paulo Gustavo: 'Militância suave'

REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO

Paulo Gustavo, à esquerda, e Thales Bretas, à direita, dando mamadeira aos filhos

Paulo Gustavo e Thales Bretas apostaram em uma militância suave na luta contra a LGBTfobia

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 8/12/2022 - 6h25

Paulo Gustavo (1978-2021) e o médico Thales Bretas enfrentaram críticas durante o relacionamento de sete anos. Os dois se casaram em 2015, em um cerimônia no Rio de Janeiro. Na época, o casal foi atacado por manter uma postura considerada por alguns heteronormativa. "De uma forma suave, nosso casamento entrou em muitas famílias", rebate Bretas.

Bretas reconhece a importância de seu casamento para a desconstrução de tabus. Ao tornar público o relacionamento, o humorista e o médico contribuíram para que casais homoafetivos fossem mais aceitos na sociedade.

Anteriormente, os dois foram criticados por atenderem à imposição social de agir conforme os papéis de cada gênero, a chamada heteronormatividade. Bretas, por outro lado, pontua que a leve abordagem do tema no cotidiano com Paulo Gustavo pode ter sido a chave para uma boa recepção.

"[Já fomos acusados] de não fazer direito nossa militância. Mas acho que isso foi muito importante porque, de uma forma suave, nosso casamento entrou em muitas famílias", comenta Bretas em um evento para a imprensa que contou com a participação do Notícias da TV. "Talvez num potencial muito maior do que uma militância mais agressiva tivesse condição", completa.

O viúvo acredita que todo tipo de militância é válida. No entanto, a maneira como abordou o tema da homossexualidade com o ex-marido foi como conseguiu demandar seus direitos e, assim, construir uma família. Com a ajuda de uma barriga de aluguel, Paulo e Bretas tiveram dois filhos: Romeu e Gael, ambos com três anos.

Nada é perfeito, não quero vender o casamento perfeito margarina. Mas acho que nosso casamento, feliz, monogâmico e com filhos, foi muito importante. Mesmo parecendo com um casal heterossexual, era o que a gente queria para a gente. Era uma opção, como outras. Muitos casais gays, que se viam marginalizados, que achavam que não poderiam ter essa opção, se identificaram também.

O médico e o comediante compartilhavam momentos românticos desde 2014. Bretas define seu casamento com Paulo como a "realização de um sonho de infância". "Era tudo o que eu mais queria desde criança e pude realizar com o Paulo, uma pessoa que abraçou essa causa comigo", completa o dermatologista.

Déa Lúcia na luta contra a homofobia

Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, afirma que ensinou os filhos a respeitarem a diversidade. "Um homem tem que ser um homem em pé, educado, trabalhador. Deitado, é problema dele e de mais ninguém", comenta. "Ninguém tem que dar satisfação. Eu aceito tudo".

Outros relatos de Bretas e da matriarca estão presentes no documentário Filho da Mãe. Dirigido por Susana Garcia e produzido pelo Prime Video, o filme acompanha os bastidores da última turnê do artista: um show musical com Déa. Com a estreia marcada para 16 de dezembro, a obra é descrita como um reencontro com o artista.

"Eu fazia um discurso no final do show. Quando eu ia para Brasília, eu dizia que preferia dez filhos gays do que um político corrupto. Ele falava: 'Mãe, pelo amor de Deus, você vai sair presa de Brasília'. Eu respondia: 'Não tem homem em pé para me prender'", relembra Déa.

Assista ao trailer de Filho da Mãe:



Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.