Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

THYANE DANTAS

Mulher de Safadão rebate críticas por fala racista sobre empregada doméstica

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Thyane Dantas encara a câmera, séria, em foto publicada nas redes sociais

Thyane Dantas em foto publicada no Instagram; mulher de Safadão foi acusada de racismo nas redes

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/11/2022 - 11h32

Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, rebateu acusações de racismo nas redes sociais. Ela havia afirmado que a empregada doméstica Raimunda foi um "presente de casamento" da mãe. A fala remeteu às negociações de pessoas escravizadas entre seus "senhores" nos séculos 17, 18 e 19, época em que se estabeleceu a estrutura racista que reverbera ainda hoje. Mesmo assim, a influenciadora  disse que sua declaração foi descontextualizada e usada por quem "faz de debates legítimos causas de ataques pessoais".

Na noite desta sexta-feira (18), Thyane publicou uma série de fotos ao lado da mulher nas redes sociais e reclamou do "ambiente de ódio criado na internet" que "constrange, assusta e mata". Também afirmou que Raimunda é uma de suas "maiores referências de afeto", que cuidou dela na infância e integra o quadro de funcionários de sua família há cerca de 20 anos.

"Lamento profundamente a realidade que tantos vivem e sofrem por condições estruturais e jamais quero fazer parte de qualquer coisa que não dignifique meu próximo. A minha intenção de fala foi baseada no imenso amor e afeto que nutrimos entre nós nesse ambiente familiar seguro e livre da maldade", escreveu a influenciadora.

Mais cedo, a mulher de Safadão filmou a profissional cozinhando e destacou os 23 anos em que a mulher estava servindo à família. "Mainha dizia que, quando eu casasse, Raimunda era minha", contou ela. A modelo, contudo, teria "recusado o presente", pois a mãe precisava de companhia. “É a amiga, que cuida, é a videomaker também né, social media dela”, afirmou.

Pouco tempo depois, o influenciador Antonio Isuperio compartilhou os vídeos em suas próprias redes sociais e rechaçou o posicionamento da mulher de Safadão. "O Brasil nunca será um país do futuro enquanto profissionais da limpeza não tiverem dignidade. Precisamos compreender que o trabalho 'doméstico' é a conversão da escravidão e por isso o Brasil é o país que mais tem esses profissionais no mundo", declarou ele.

O ativista também declarou que, também por causa influenciadores como esses, a "classe média branca e alienada" usa pessoas as servindo para aparentar riqueza e status. "Empregada domestica é o único 'produto' que faz a classe média ser dublê de milionário", arrematou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.