Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ora pois!

Sete atores brasileiros que deixaram a Globo e foram trabalhar em Portugal

Reprodução/TVI

Os atores Thiago Rodrigues e Silvia Pfeifer em cenas das novelas portuguesas Valor da Vida e Ouro Verde, respectivamente - Reprodução/TVI

Os atores Thiago Rodrigues e Silvia Pfeifer em cenas das novelas portuguesas Valor da Vida e Ouro Verde, respectivamente

REDAÇÃO

Publicado em 20/7/2019 - 5h09

Trabalhar em Portugal tem se mostrado um bom negócio para atores brasileiros. Sem destaque ou oportunidade em novelas da Globo, eles trocaram o mercado brasileiro pelo português e têm conseguido mais repercussão com papéis de protagonistas ou antagonistas. A qualidade de vida e a segurança também são vantagens que eles encontraram.

A novela Ouro Verde (2017), no ar atualmente na Band, mostrará ao público brasileiro várias caras conhecidas. Silvia Pfeifer interpreta personagem do núcleo principal, Gracindo Júnior tem papel bastante relevante. Zezé Motta, Adriano Toloza e Úrsula Corona também trabalharam na trama.

Valor da Vida (2018), novela que fez sucesso em Portugal e chegou ao fim em maio deste ano, também teve brasileiros em papéis de destaque, como Carolina Kasting (que foi protagonista, mas já retornou ao Brasil), Marcello Antony e Thiago Rodrigues. Os brasileiros corresponderam a 20% do elenco fixo da trama.

"Os brasileiros participam das minhas tramas porque têm a ver com as histórias que conto. O fato de eu ter morado cinco anos no Brasil também influencia. A política de contratação de atores da Globo também, pois agora está mais flexível. Antes, os artistas eram muito mais blindados. Outro fator é que as novelas brasileiras fazem muito sucesso por aqui, e o público reconhece e admira esses atores", disse Maria João Costa, autora de Ouro Verde e Valor da Vida, para explicar a onda de atores brasileiros em Portugal.

Confira sete atores que foram trabalhar em terras portuguesas:

divulgação/TVI

Silvia Pfeifer ao lado de Pedro Carvalho em cena da novela Ouro Verde (2017), da TVI


Silvia Pfeifer

Ela se mudou para Portugal pela primeira vez em 2004, e desde então mantém residências lá e no Brasil. Em 2016 recebeu seu primeiro convite para a TV portuguesa. Silvia atuou na novela Ouro Verde, que atualmente é exibida pela Band. Ela também fez parte do elenco de Valor da Vida

"Fazer novela lá é diferente até certo ponto, porque a receita do bolo tem sempre a mesma base que você precisa seguir. Mas a distinção é que você atua com gente que vem de uma escola de atuação totalmente diferente da sua. Eu encarei como algo agregador, me desafiei muito. Com ator brasileiro, só de olhar você já sabe como vai ser a cena, e ali não era assim. Mas a novela foi tão boa que ganhou o Emmy", disse Silvia sobre Ouro Verde. Ela continua se dividindo entre Brasil e Portugal e hoje atua em Topíssima, novela da Record.

DIVULGAÇÃO/TVI

Úrsula Corona e Diego Morgado em cena da novela Sol de Inverno (2012), da emissora SIC


Úrsula Corona

No Brasil, Úrsula Corona teve papéis coadjuvantes em novelas como O Astro (2011) e Totalmente Demais (2015). Mas, quando fez sua primeira novela em Portugal, Sol de Inverno (2013), ela viveu uma vilã e ganhou muita repercussão --chegou a apanhar na rua. A atriz também atuou em Ouro Verde e atualmente se divide entre Brasil e Portugal para diferentes trabalhos. Tem parceria com uma marca de biquínis lá e é sócia de um bar especializado em vinhos em Lisboa.

"Não fui para Portugal por falta de oportunidade no Brasil. Eu estava cheia de trabalho. Tinha acabado de gravar O Astro (2011) e havia sido convidada para gravar Gabriela (2012). Aceitei porque tenho sede de aprender e queria sair do lugar comum. E na Europa é tudo mais perto. É rápido ir de um país para o outro, as coisas são mais fáceis", avaliou Úrsula para o Notícias da TV.

DIVULGAÇÃO/TVI

O ator Adriano Toloza em cena da novela Ouro Verde (2017), no ar atualmente na Band


Adriano Toloza

O convite para Adriano Toloza ir trabalhar em Portugal surgiu após a atuação dele em Verdades Secretas (2015). O ator se mudou para Lisboa e desde então fez parte do elenco das novelas Ouro Verde e Valor da Vida, que terminou em maio deste ano. Também foi repórter do programa Somos Portugal durante 2017 e 2018. Toloza continua vivendo na capital portuguesa. 

"A questão financeira é igual, a diferença está no custo de vida, que em Portugal é menor e a qualidade de vida é maior", disse em entrevista ao jornal Extra. 

DIVULGAÇÃO/TVI

O ator Thiago Rodrigues atuou na novela Valor da Vida (2018) e está no ar em Prisioneira


Thiago Rodrigues 

Após apresentar um programa para a Globo em Portugal em 2017, Thiago Rodrigues foi convidado para trabalhar para a emissora TVI e não saiu do país desde então. Ele atuou na novela Valor da Vida como um dos protagonistas e atualmente está no elenco de Prisioneira, também da TVI.

reprodução/tvi

Ruben Rua e Luana Piovani no estúdio de Like Me, reality show que apresentam na TVI


Luana Piovani

Desde 2018 a atriz mora em Cascais, cidade litorânea perto de Lisboa, mas não atua em novelas. Luana Piovani comanda o reality show Like Me ao lado de Ruben Rua, modelo e apresentador bastante popular em Portugal. A dupla, embora tenha sido elogiada pelos sites portugueses, não cativou a audiência.

O Like Me é um reality que confina 12 influenciadores digitais em uma mansão, bem ao estilo Big Brother. Para garantirem sua permanência na competição, são submetidos a provas que exigem criatividade, força e resiliência. Na dinâmica do jogo, eles têm seus números de seguidores resetados. E ao longo do jogo, eles precisam atrair novos fãs e curtidas em suas publicações.

reprodução/instagram

A atriz Tássia Camargo em foto tirada na cidade de Lisboa, Portugal, onde mora desde 2017


Tássia Camargo

Após mais de 30 anos de carreira como atriz no Brasil, Tássia Camargo se mudou para Portugal em 2017. No fim de 2018, ela foi convidada para atuar na novela Valor da Vida. Hoje, continua morando em Lisboa e também trabalha com publicidade, além de receber direitos de imagem por trabalhos que fez na Globo e são reprisados pelo canal Viva. 

reprodução/tvi

Marcello Antony contracenou com Thiago Rodrigues na novela Valor da Vida, da TVI


Marcello Antony

Antony, que se destacou em vários papéis na Globo, fez seu último personagem na emissora em 2017, em Malhação. No ano passado se mudou para Portugal e também integrou o elenco da novela Valor da Vida. Ele tem se dividido entre Lisboa e Rio de Janeiro e mantém agentes nas duas cidades.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.