Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRITICADA NA WEB

Rita Lobo debocha de Nise Yamaguchi com piada racista e se desculpa: 'Errei'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de fotos com a apresentadora Rita Lobo (à esq.) e a médica imunologista Nise Yamaguchi (à dir.)

A apresentadora Rita Lobo (à esq.) e a médica imunologista Nise Yamaguchi (à dir.)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2021 - 8h56

Apresentadora do canal GNT, Rita Lobo fez uma piada racista para debochar de Nise Yamaguchi, médica imunologista e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. Após ser criticada, ela apagou a publicação e se desculpou. "Eu errei", disse a titular do Cozinha Prática.

Na noite de terça-feira (1°), Rita mandou uma indireta para Nise, que depôs na CPI da Covid e defendeu mais uma vez o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. O remédio já foi comprovado cientificamente ser ineficaz contra o coronavírus.

"Okonomiyaki, que muitos chamam de panqueca japonesa, não leva cloroquina nos ingredientes. Saiba mais", escreveu a cozinheira no Twitter, colocando o link de uma receita do prato oriental de seu site, o Panelinha.

Em resposta, vários perfis criticaram o comentário, que foi considerado preconceituoso por associar uma mulher de ascendência japonesa com uma comida, estereotipando toda uma etnia.

"Rita Lobo escolheu mesmo esse caminho pra fazer chacota da pessoa? Antes de enxergar todas as incoerências e absurdos na fala dela [Nise], você enxerga a raça dela? O fato de ela não ser branca? E por alguma razão isso é motivo de chacota e não tudo que ela disse? Carai, que cocô", escreveu o youtuber Leo Hwan. 

"Quando alguém é incompetente, você pode criticar a incompetência da pessoa sem associar isso à raça dela. Associando a raça na crítica ou, pior ainda, fazendo piada com a raça dela você só está sendo incoerente. Vulgo: é uma atitude racista", avisou a atriz Ana Hikari.

"Talvez não leve cloroquina, mas racismo recreativo leva", ironizou o advogado, professor e colunista da Folha de S.Paulo Thiago Amparo. Confira algumas críticas: 

REPRODUÇÃO/TWITTER

Críticas à Rita Lobo por fala racista

Na manhã desta quarta-feira (2), Rita Lobo reconheceu a falha e se desculpou. "Eu errei. Peço desculpas à comunidade japonesa e aos meus seguidores. O tuíte anterior é racista e, por esse motivo, vou apagá-lo", disse a escritora. "Que bom, Rita Lobo. É isso: aprendemos, remediamos e seguimos", respondeu Amparo. 

Essa não foi a primeira vez que a apresentadora fez comentários irônicos sobre bolsonaristas. Rita já brincou sobre receitas com laranja, em referência a Fabrício Queiroz, ex-motorista e segurança da família de Jair Bolsonaro que foi apontado em um esquema de desvio de dinheiro do gabinete de Flávio Bolsonaro. Queiroz ganhou o apelido de laranja na mídia e nas redes sociais.

Confira: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.