Para mandar bem

Existe um programa culinário na TV para cada necessidade; descubra o seu

Divulgação/TV Globo e GNT

A apresentadora Ana Maria Braga (à esq.) durante o Encontro e Rita Lobo no cenário do Cozinha Prática

Ana Maria Braga e Rita Lobo dão dicas e receitas na TV para quem quer aprender a cozinhar melhor

FERNANDA LOPES - Publicado em 23/05/2020, às 05h21

Durante a quarentena, muita gente tem passado mais tempo na cozinha, tanto por hobby quanto por necessidade, já que não é possível sair de casa para curtir a comida de restaurantes. Nessa nova realidade, há quem já entenda bastante das técnicas e preparos e quem está aprendendo só agora a se virar. Para todos os chefs de cozinha improvisados, há um programa culinário na TV que se adequa aos seus estilos.

Quem está começando pode recorrer às receitas simples e deliciosas que Ana Maria Braga ensinou durante mais de 20 anos no Mais Você. Algumas delas estão sendo reprisadas atualmente no Encontro com Fátima Bernardes.

Já quem acha que está exagerando nas comidas gordurosas como válvula de escape durante o isolamento social pode aprender que é possível fazer pratos caseiros, saudáveis e ainda assim deliciosos. Rita Lobo, que apresenta o Cozinha Prática no GNT, bate sempre na tecla de que comida natural e caseira é a melhor opção para quem quer se alimentar melhor.

Veja abaixo os programas culinários disponíveis na TV e nas plataformas de streaming de acordo com cada necessidade e vontade:

divulgação/Netflix

A apresentadora Nadiya Hussain comanda o programa Cozinhando com Nadiya, da Netflix


Para iniciantes na cozinha

Ana Maria Braga não segue uma linha específica de culinária. No Mais Você, ela faz de tudo, desde café da manhã até pratos principais. Há opções para todos os gostos, e a maioria delas é de um nível de dificuldade tranquilo, com receitas que não exigem muitos passos ou aptidões culinárias muito desenvolvidas.

O fator principal dos quitutes que a apresentadora ensina é serem deliciosos. E ela já mostrou que também erra na cozinha, o que dá um conforto para quem é iniciante. Todas as receitas que Ana Maria Braga faz no Mais Você (e que agora são exibidas no Encontro) estão disponíveis no Globoplay.

Na Netflix, o programa Cozinhando com Nadiya é focado em passar receitas muito fáceis e práticas aos telespectadores. A apresentadora e chef britânica mostra, a cada episódio, pratos para agilizar a vida de quem não tem muito tempo para cozinhar, mas não quer viver de comida pronta. Nadiya é cheia de truques e segredos para compartilhar com o público.

reprodução/GNT

Bela Gil só faz receitas ultrassaudáveis no Bela Cozinha, seu programa culinário no GNT


Para quem quer comer melhor

Autora de vários livros de receitas, Rita Lobo sempre se posiciona contra alimentos ultraprocessados e a favor de ingredientes naturais e pratos bem brasileiros, como o conceito de prato feito. No Cozinha Prática, disponível no GNT e no Globosat Play, ela ensina receitas de pratos principais e acompanhamentos, sempre com hortaliças, frutas, grãos e mais nutrientes benéficos ao corpo.

Os benefícios dos alimentos naturais ainda são um tema bem frequente no Bela Cozinha, programa de Bela Gil, no GNT. A filha de Gilberto Gil só faz receitas vegetarianas e inova na maneira de trabalhar os ingredientes. Ela já virou meme ao fazer um churrasco de melancia, mas também deu várias boas ideias de como cozinhar pratos 100% saudáveis.

divulgação/gnt

Os jurados Roberto Strongoli, Carole Crema, Lucas Corazza e o apresentador Felipe Bronze


Para loucos por doce

Se a sua onda passa longe das comidas naturebas e seu passatempo na quarentena tem sido investir nos doces, há reality shows que servem de inspiração. No Que Seja Doce, do GNT, três duplas de competidores fazem quitutes açucarados variados, de acordo com os desafios e temas de cada programa. Impossível assistir sem salivar e sem ter vontade de provar.

Já no Bake Off Brasil, do SBT, a competição é mais acirrada ainda para ver quem se consagra como o melhor confeiteiro amador do Brasil. Bolos mirabolantes são propostos aos participantes, que nem sempre conseguem realizar as tarefas com excelência. Ainda assim, para quem deseja se aperfeiçoar nas técnicas de confeitaria, o programa oferece boas ideias e dicas.

reprodução/GNT

O apresentador Rodrigo Hilbert cozinha e ouve histórias no programa Tempero de Família


Para quem quer um propósito na cozinha

Para muita gente, cozinhar não é um prazer, e sim uma obrigação. O Tempero de Família procura mostrar que o ato de preparar alimentos vai além de simplesmente uma necessidade humana. Rodrigo Hilbert vai a casas de famílias pelo Brasil e conhece mais das histórias delas, dos pratos e dos preparos. Mostra que comida também serve para unir as pessoas, com o ingrediente do afeto.

Já o Queer Eye não é um programa culinário, mas tem um quadro de gastronomia em seu formato. A cada episódio, um participante passa por uma mudança completa de vida promovida por cinco homens homossexuais especializados cada um em uma área. Antoni Porowski é o chef e ensina as pessoas a prepararem um prato. Ele tenta mostrar como uma boa alimentação é importante para a saúde e também para as relações interpessoais.

reprodução/tv Globo

Claude Troigros e seu assistente, Batista, inspecionam participante do Mestre do Sabor


Para quem quer se desafiar

Os cozinheiros de nível avançado (e também com alta cota de tédio na quarentena) podem se desafiar e tentar reproduzir as provas do MasterChef Profissionais, reprisado atualmente na Band, ou do Mestre do Sabor, com nova temporada no ar na Globo. Ambos têm cozinheiros profissionais competindo pelos prêmios dos realities, em provas que exigem muita técnica e criatividade com os ingredientes.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual novela a Globo deve passar após Fina Estampa?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook