SUCESSO DE MARKETING
DIVULGAÇÃO/RENAULT
Marina Ruy Barbosa como uma espiã na campanha de uma marca de carros: repercussão e lucro alto
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 29/7/2019 - 5h08
Uma das poucas celebridades brasileiras com mais de 30 milhões de seguidores no Instagram, Marina Ruy Barbosa é queridinha de marcas nacionais e internacionais. Fora do ar desde o fim de O Sétimo Guardião, em maio, a ruiva quebrou uma barreira do mercado publicitário e consegue se manter como protagonista de campanhas de alcance nacional na TV mesmo sem estar em evidência em uma novela da Globo.
Marina é um caso raro. O potencial dela como garota-propaganda foi provado na semana passada, quando chocou seus fãs ao aparecer com os cabelos platinados, bem parecidos com os da personagem Kim (Monica Iozzi), de A Dona do Pedaço.
Sem dar nenhuma pista do motivo para a mudança, a atriz virou notícia em diferentes meios de comunicação. Depois de tanta repercussão, um dia depois da primeira postagem, ela disse que tinha mudado o visual para a campanha de uma marca de automóveis. Também revelou que estava usando peruca. Mais uma vez, ganhou as manchetes das principais publicações do país.
Na linguagem do marketing, a ruiva criou "buzz" --ou seja, chamou a atenção do público e colocou foco na marca. "Quando a repercussão começa antes mesmo de uma campanha, gera mistério e as pessoas não sabem o que está acontecendo, o buzz é incrível", explica o diretor de marketing da Renault do Brasil, Federico Goyret, para o Notícias da TV.
De acordo com o executivo, a repercussão de uma peça publicitária com uma protagonista de novela da Globo "é gigante". Até dois anos atrás, a empresa de carros ainda levava em conta se Marina estava ou não com um trabalho na TV naquele momento. Hoje, isso nem é mais considerado.
"Agora, ela virou um ícone do Brasil, independentemente de estar ou não em uma novela. Os seguidores dela continuam a seguindo, estando ou não em uma novela. Hoje, Marina é tão relevante, tão importante e tem seguidores tão fiéis a ela que, neste momento, não precisa que ela esteja em uma novela para aumentar o seu alcance", explica Goyret.
Com 33,5 milhões de seguidores no Instagram, Marina Ruy Barbosa não faz posts publicitários nas redes sociais por menos de R$ 100 mil. O dado faz parte de um levantamento da empresa Influency.me, do Grupo Comunique-se, especializada em marketing digital.
Em campanhas mais extensas, que envolvem participação em eventos e filmes publicitários na TV, esses cachês se multiplicam, porque estão inseridos em uma estratégia de marketing maior, e os valores das fotos postadas nas redes sociais se diluem em meio às diversas iniciativas. Marina não é só o rosto nos comerciais da Renault. Ela também é embaixadora da marca de carros no Brasil.
"Os preços variam de acordo com quantas postagens serão feitas e o período de ação", diz Rafael Arty, gerente de marketing de influência da Influency.me. Além da empresa que fabrica veículos, somente em 2019, Marina divulgou marcas como Eudora, Colcci, Etro Bag (bolsas e malas), Valisere, Pantene e Vivara.
Sem citar valores, o executivo da Renault a defende: "O retorno de uma campanha com Marina Ruy Barbosa justifica os recursos que colocamos. Não dá pra comparar números de uma mesma campanha com Marina do que com outra atriz. Todo mundo falou da nossa campanha antes mesmo dela ser colocada no ar. Como conseguir isso se você não tem uma embaixadora como ela? Muito difícil".
Bruna Marquezine, por exemplo, apesar de ter quase 3 milhões de seguidores a mais do que Marina, não consegue emplacar tantas campanhas na TV quando está fora do ar. Seus trabalhos publicitários ficam restritos ao Instagram.
Além da ruiva, outra queridinha atual do mercado publicitário é Paolla Oliveira, que está no ar como a influenciadora digital Vivi Guedes, de A Dona do Pedaço. Ela tem feito anúncios de carros e cosméticos --tanto como ela mesma quanto com sua personagem. "Há celebridades que, quando estão gravando novela, cobram até seis vezes mais do que quando estão na geladeira", contabiliza Rafael Arty.
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