Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLAUDIO DUARTE

Quem é o pastor bolsonarista que cancelou Rafa Kalimann e Caio Castro?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Flávio Bolsonaro abraça o pastor Claudio Duarte que está ao lado de Jair Messias Bolsonaro

Flávio e Jair Bolsonaro ao lado de Claudio Duarte, pastor que cancelou Rafa Kalimann e Caio Castro

EDUARDO F. FILHO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 31/5/2021 - 19h34

Os nomes de Rafa Kalimann e Caio Castro foram duramente criticados por fãs nesta segunda-feira (31) e foram parar nos assuntos mais comentados nas redes sociais. O motivo? Um vídeo que ambos publicaram do pastor Claudio Duarte, pregador da igreja Projeto Recomeçar, em Xerém (RJ), que disse respeitar relacionamentos homoafetivos, mesmo que eles sejam errados. Mas, afinal, quem é o pastor Claudio Duarte?

Com mais de 5,5 milhões de seguidores no Instagram, o religioso ficou nacionalmente conhecido por ministrar palestras sobre relacionamentos amorosos. Com seu jeito carismático e bom humor característico, ele conseguiu o que muitos padres e outros pastores tentam, sem sucesso: conversar com jovens e fazê-los ir a igrejas e assembleias.

Conhecido como o "pastor do stand-up", Claudio é semelhante a um coach religioso de relacionamentos, dando dicas, sugestões e conselhos para jovens que queiram se casar. E até mesmo para casais com mais tempo de casamento e que queiram dar uma apimentada na relação.

Entretanto, essas pessoas não podem ser homossexuais, usuários de drogas, ou divorciados. O pastor alega que recebe essas pessoas "com muito respeito", apesar de não "caminharem nos mesmos padrões que a igreja".

Em entrevista ao Conversa com Bial, exibida em agosto de 2020, o pastor coloca a homossexualidade, o divórcio e o adultério na mesma balança e afirma que não são os princípios e valores bíblicos que recebeu durante a vida:

No meu pensamento, precisamos respeitar e acreditar que a palavra que está sendo dita e pregada tem o poder de transformação. Se essas pessoas não desejarem caminhar nesses padrões, elas vão migrar para outro ambiente que seja confortável. Mas eu não faço esse processo seletivo.

Duarte, 63 anos, sempre falou abertamente sobre as dificuldades durante a infância e a adolescência. Segundo ele, o pai, Hartenor Leopoldino Duarte, se casou diversas vezes, o que resultou na criação do jovem pastor por muitas mulheres diferentes.

"Eu saí de casa várias vezes, pois não cumpria o padrão daquela casa. Nunca fui maltratado, mas fiquei introvertido, parei de falar, porque o que eu falava me causava mal", explicou ele em entrevista ao programa Raul Gil.

O religioso hoje é casado com a também pastora Mary Duarte, idealizadora da parte feminina da igreja Recomeçar. O casal tem dois filhos, Caio e Filipe.

Amigo de Silas Malafaia e apoiador ferrenho de Jair Bolsonaro, Duarte coleciona polêmicas. Desde o principio da candidatura do atual presidente, o pastor usou o engajamento de suas redes sociais para deixar claro seu apoio ao então candidato.

Em novembro de 2019, com Bolsonaro já eleito, o presidente foi a uma palestra do religioso, a pedido de sua mulher, Michelle Bolsonaro, como presente de casamento. Segundo Duarte, os dois apenas conversaram, pois o governante estava cansado. De lá, estreitaram a relação de fã que um tem pelo outro.

"[A amizade] É reciproca. Não acho que errei em meu posicionamento. Meu único desconforto é essa questão dele de não ter jogo de cintura, não ser um bom mediador em partes diferentes. Isso me deixa um pouco desconfortável", afirmou em entrevista ao programa de Pedro Bial.

Em 2018, o pastor Duarte esteve envolvido em outra polêmica ao aceitar palestrar em um evento da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. O vídeo, divulgado na época e que confirmou a participação do religioso, causou desconforto entre o meio gospel.

Uma boa parte dos evangélicos não concordou com a aparição de Duarte do evento, já que a maçonaria não é vista com bons olhos entre essa parcela da população.

Rafa Kalimann e Caio Castro

Apesar de ser carismático e aceito entre os jovens, o pastor, indiretamente, ajudou a cancelar dois nomes populares entre essa faixa etária.

Rafa Kalimann e Caio Castro compartilharam um vídeo do religioso datado de 2017, no qual ele participava do quadro Elas Querem Saber, no programa de Raul Gil, no SBT. Na ocasião, o pastor foi sabatinado por Val Marchiori, Thammy Miranda, Ciça Camargo e Lola Melnyck.

No vídeo, repostado pelos globais, Duarte afirma que é contra o relacionamento homoafetivo, mas que o aceita --mesmo sendo contra os valores dele.

A ex-BBB foi detonada e acabou apagando o vídeo, postado nos Stories de seu Instagram, no qual ela soma mais de 21 milhões de seguidores. O pedido de desculpas, no entanto, só veio pelo Twitter, no qual ela tem menos de 3 milhões de fãs.

"Sinto muito se ofendi, se pareceu que eu discordo de relacionamentos homoafetivos. Jamais!", explicou-se a influenciadora.

Já Caio Castro não deletou o trecho controverso, mas disse ser a favor "do amor entre as pessoas". Ele ponderou que "existem pessoas que não são [homossexuais], pessoas que têm convicções e costumes diferentes. Não precisamos nem devemos aceitar, mas precisamos respeitar".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.