LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ludmilla ficou revoltada ao tomar conhecimento de que foi derrotada por Val Marchiori no processo de racismo que abriu contra a socialite em 2016, quando teve seu cabelo comparado a uma palha de aço. O juiz interpretou o caso como "liberdade de expressão" e declarou a vitória da loira na ação.
"Não vou desistir e nem é só por mim. Eu tenho visibilidade, tenho provas e ainda assim tô passando por isso. Imagina quem é anônimo? Não posso e não podemos desistir", disse a cantora ao Notícias da TV.
A vitória de Val Marchiori ocorreu em segunda instância. Em junho de 2020, a socialite havia sido derrotada na 3ª Vara Cível da Ilha do Governador (RJ) e condenada a pagar uma indenização de R$ 30 mil, além de ser obrigada a se retratar publicamente. Mas ela recorreu e conseguiu reverter a situação.
O processo foi aberto em 2016, após Val, na condição de comentarista da RedeTV! em um programa especial de Carnaval, dizer que o cabelo de Ludmilla parecia "um Bombril". O termo é considerado pejorativo e classificado pela sociedade como racista, já que compara os fios naturais a um material duro, sem vida e usado para arear panelas.
No despacho, publicado pelo portal Em Off, do jornalista Erlan Bastos, o juiz da 14ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, classificou as falas da ex-Mulheres Ricas como "liberdade de expressão".
"Em que pese ter sido proferida uma observação de natureza ácida, veiculando opinião em tom de crítica dura, não é possível se extrair dos fatos supracitados qualquer intenção de desqualificar ou ofender a autora em decorrência de sua cor de pele, tampouco de ridicularizá-la ou depreciar a pessoa. O que se vê, em verdade, é que a conduta da apelante se insere no exercício do seu direito de crítica, derivado da liberdade de informação e de expressão", escreveu o magistrado.
Em nota, a assessoria de imprensa da funkeira disse que pretende recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
"Recebemos com surpresa a informação que após ser chamada de 'cabelo de Bombril' e vencer processo, Val Marchiori tenha recorrido e ganhado a ação. Informamos que a assessoria jurídica da artista está analisando a decisão para eventual recurso. É lamentável, ainda, que a ré comemore uma vitória sobre o preconceito como vem fazendo em suas redes sociais. É lamentável que a branquitude celebre o horror que é o racismo. Esta decisão mostra o quão difícil é lutar contra o racismo que atinge todas as estruturas do país", disse a equipe.
Nas redes sociais, Val Marchiori comemorou a vitória, compartilhando as reportagens que noticiaram a derrota de Ludmilla. "Justiça foi feita", escreveu ela.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e confira o nosso boletim diário com os principais destaques do dia
© 2022 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Qual a melhor novela no ar atualmente?
Mais lidas
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.