ASSISTA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Luciano Szafir em foto antes de ser internado e em vídeo gravado no hospital neste domingo (11)
Em recuperação após sofrer com complicações causadas pela Covid-19, Luciano Szafir apareceu pela primeira vez depois de uma cirurgia feita às pressas na quarta-feira (7). Ainda internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, o ator publicou um vídeo curto neste domingo (11) para tranquilizar amigos e fãs.
"Oi, gente, estou fazendo esse vídeo para mostrar que estou vivo e pra agradecer", disse ele, que mostrou apenas uma parte do rosto na gravação. "Fé em Deus, sempre", escreveu na legenda.
No sábado (10), o pai de Sasha Meneghel já havia dado sinais de resposta ao tratamento e foi retirado da intubação. Durante a noite, a filha de Xuxa Meneghel foi com o marido, João Figueiredo, visitar Szafir.
Assista abaixo ao vídeo feito no hospital:
Ver essa foto no Instagram
Szafir apresentou sintomas da Covid-19 em 14 de junho, durante uma viagem a trabalho para a Bahia. Na região, chegou a fazer um teste, que deu negativo. Quando retornou para o Rio de Janeiro, apresentou cansaço e febre, e, ao repetir o exame, foi detectado o coronavírus.
Ele iniciou o tratamento em casa e isolado da família --a mulher, Luhanna Szafir, e os filhos David e Mikael não foram contaminados. No entanto, uma febre persistente o preocupou e ele foi levado ao Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em 22 de junho.
Na unidade hospitalar, a equipe médica conseguiu amenizar a temperatura corporal do artista com aplicação de medicamentos por via endovenosa. Ele também vinha apresentando saturação considerada excelente. Em 24 de junho, sua medição registrou 95%.
A piora no quadro do ator aconteceu na última semana, quando ele precisou ser operado às pressas na região abdominal para a retirada de um hematoma e segmento do cólon. Desde então, seu estado se manteve o mesmo.
Na quinta-feira (8), Szafir foi transferido para o Hospital Copa Star, onde permaneceu estável em leito de terapia intensiva. Os médicos João Pantoja e Bruno Celoria, diretor técnico do Copa Star, são os profissionais responsáveis pelo monitoramento do ator.
Em declaração para a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, Pantoja relatou que o paciente sofreu sangramento repentino no abdômen e trombose no pulmão (embolia pulmonar) como complicações do coronavírus.
De acordo com o especialista, essa última alteração aconteceu por consequência da terapia anticoagulante, que fez com que uma alça intestinal fosse perfurada. Na intervenção feita há três dias, os cirurgiões limparam a cavidade abdominal e retiraram essa alça.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.