Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSOU PANO?

Globo é detonada por enaltecer Arthur Nory após caso de racismo: 'Enojada!'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ginasta Arthur Nory em reportagem do Esporte Espetacular deste domingo (11) na Globo

Arthur Nory em reportagem do Esporte Espetacular deste domingo (11); Globo foi criticada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/7/2021 - 11h38

O Esporte Espetacular enalteceu o ginasta Arthur Nory mesmo após ele se envolver em um caso de racismo em 2019. O programa da Globo exibiu uma reportagem chamando o atleta de "herói olímpico" neste domingo (11). A emissora recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. "Me deixa enojada!", declarou uma internauta no Twitter.

No programa esportivo, Nory foi entrevistado pela cantora Claudia Leitte para o quadro De Papo Com a Madrinha e teve sua trajetória contada --com exceção óbvia do episódio envolvendo Angelo Assumpção, campeão da Copa do Mundo de ginástica artística em 2015 que foi demitido do Clube Pinheiros em 2019 após denunciar o racismo que sofreu do antigo colega.

Em maio de 2015, Angelo tinha 18 anos e foi convocação às pressas para substituir Arthur Nory Mariano, lesionado, na seleção que disputaria a etapa de São Paulo da Copa do Mundo. Na final, ele deu um salto perfeito e conquistou uma medalha de ouro inédita. Apesar disso, o jovem continuou sendo desprezado nos treinamentos.

Duas semanas depois da conquista, Nory publicou um vídeo em que ele e outros dois colegas brancos faziam bullying racista com Angelo. "O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto. Por quê?", debochava o atleta nas imagens. 

A repercussão do caso afetou mais a carreira de Angelo do que a dos agressores. Após o episódio, a vítima foi demitida, enquanto Nory seguiu no clube após apenas 30 dias de suspensão determinada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

O descendente de japoneses ainda foi poupado de uma  denúncia pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pôde disputar a Olimpíada do Rio no ano seguinte ao caso e saiu consagrado ao ganhar uma medalha de bronze no solo.

Assumpção segue sem trabalhar no esporte até hoje, e a Globo esqueceu o caso polêmico para torcer por Nory na Olimpíada de Tóquio que se aproxima. Além de uma reportagem no Mais Você exibida em 28 de junho, a emissora fez mais uma entrevista com ele para o Esporte Espetacular deste domingo. 

A atitude foi duramente criticada pelos telespectadores no Twitter. "Assistir o Arthur Nory dando entrevista como favorito nas Olimpíadas enquanto o Ângelo continua sem clube me deixa enojada", declarou Eloá Custódio.

"Vendo matéria sobre o ginasta Arthur Nory e só me vem na cabeça o Angelo Assumpção que teve sua carreira destruída depois de sofrer com o racismo de seu ex-colega. Ele foi a vítima e foi dispensado do racista Clube de Pinheiros", detonou João Pedro Rangel. 

"A Globo fazendo reportagem com o Arthur Nory, e eu só fico me perguntando cadê o atleta que sofreu racismo por parte dele e de outros coleguinhas? Ai, ai, viu", alfinetou Luisa Helena. "Que nojo esse Arthur Nory na TV agora sendo exaltado como herói olímpico. Vou torcer tanto contra nessa Olimpíada", debochou Heverson Carlos. 

"Arthur Nory sendo exaltado como herói olímpico na TV enquanto Angelo Assumpção que sofreu racismo por parte dele jamais teve qualquer tipo de oportunidade e foi demitido em 2019 da ginástica artística", ironizou Filipe Arthur. 

"Matéria especial com Arthur Nory na TV, aquele que foi racista com o Angelo Assumpção e só admitiu e pediu desculpas cinco anos depois. Angelo que fez a denuncia tá sem clube até hoje, enfim o privilégio de não ser negro, né", explicou Luana Nunes. 

Confira as publicações feitas no Twitter: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.