Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INÍCIO DE CARREIRA

Juliette segue os passos da mentora Anitta com acusações de plágio e haters

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Juliette Freire, à esquerda, e Anitta, à direita

Juliette sofre com acusações de plágio; Anitta recebeu os mesmos ataques no início da carreira

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2023 - 21h13

Juliette Freire se tornou alvo de ataques nesta quarta (18) após ser acusada de copiar o álbum AmarElo (2019), de Emicida. A canção Magia Amarela, interpretada pela ex-BBB e Duda Beat, foi lançada como parte de uma campanha publicitária da Bauducco e possui semelhanças com o conceito visual do disco do rapper.

A artista paraibana já sofreu outras acusações parecidas, assim como Anitta, que gerencia sua carreira. Ao ganhar atenção nacional com Show das Poderosas, em 2013, a carioca também sofreu com alegações de que seu trabalho não era original.

Ao sair vitoriosa do BBB 21, Juliette se aproximou de Anitta e assinou com a Rodamoinho Records, gravadora fundada pela carioca. Em uma entrevista, a voz de Envolver declarou que participa de questões estratégicas da profissão da paraibana. "Quando tem as coisas de definir os próximos passos, ela confia muito em mim, nessas coisas de carreira", revelou, em 2022.

Reclamações do tipo, no entanto, não são inéditos para a funkeira. Em 2013, com o sucesso de Show das Poderosas, Anitta sofreu acusações de que imitaria Beyoncé --desde videoclipes, como Run The World, até figurinos. Na ocasião, internautas produziam "dossiês" completos sobre uma possível falta de originalidade da brasileira.

Em uma entrevista para o programa De Frente com Gabi (2002-2004; 2010-2015), do SBT, Anitta falou sobre as alegações. "Quando eu imito, se eu quisesse imitar, eu não teria vergonha nenhuma", declarou, ao ressaltar que não se irritava com os ataques.

Gerenciada pela carioca, Juliette segue um caminho parecido. Além dos supostos plágios, a ex-BBB teve até um conflito público com outra grande artista brasileira. Assim como Anitta recebeu alfinetadas de Pitty em uma gravação do Altas Horas de 2014, a advogada foi acusada de não ser artista por Samantha Schmütz em 2022.

Confira as acusações sofridas por Juliette:

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Álbum homônimo de Juliette, à esquerda, e capa de Indestrutível, de Pabllo Vittar, à direita

Juliette foi acusada de plagiar Pabllo Vittar

Plágios em seu primeiro disco

A advogada recebeu as primeiras acusações de plágio em 2021, com o lançamento de seu primeiro projeto musical. A capa do disco homônimo foi comparado à identidade visual de Indestrutível, canção lançada em 2017 por Pabllo Vittar.

Os nomes de três canções do disco também foram alvos de discussões entre internautas. Doce, Sei Lá e Benzin, de Juliette, levam o mesmo título de músicas autorais da banda brasileira de rock Boogarins.

Além disso, o clipe de Diferença Mara foi comparado ao de Maria, Maria, de Milton Nascimento. No vídeo lançado em 2008 pelo artista mineiro, Sophie Charlotte faz uma performance artística em um terreno com barro. Juliette, por sua vez, realiza movimentos semelhantes --em um lugar simular.

DIVULGAÇÃO/YOUTUBE

Juliette e Marina Sena, à esquerda, e Manu Gavassi, à direita

Manu Gavassi assumiu mágoa com possível plágio

Semelhanças com Manu Gavassi

Neste ano, Juliette lançou o álbum Ciclone. O clipe da canção Quase Não Namoro, com participação de Marina Sena, foi comparado aos visuais de Gracinha (2021), álbum de Manu Gavassi.

A paraibana conversou com a voz de Garoto Errado antes do lançamento de seu clipe. Em entrevista, a participante do BBB 20 enalteceu o caráter de Juliette. No entanto, confessou ter ficado chateada com as semelhanças.

"Sobre a equipe, tenho, sim, algumas coisas a falar. Não tem como você não prestar atenção no que os profissionais da sua área, num mercado que é tão pequeno, estão fazendo. Olhar para o lado, ver o que está acontecendo e cada um respeitar o outro, eu acho bonito", declarou Manu.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Juliette e João Gomes, acima, e Iza, abaixo

Internautas apontaram semelhança com trabalho de Iza

Inspiração em Iza?

Iza lançou o álbum Afrodhit em agosto deste ano. No YouTube, algumas canções foram publicadas com visualizers --vídeos sem estrutura narrativa, geralmente com imagens em looping-- de fundo azul.

Semelhanças foram apontadas entre o trabalho de Iza e o visualizer de Não Sou De Falar De Amor, canção de Juliette com João Gomes lançada em setembro. Internautas levantaram proximidades entre a tipografia e o fundo azul dos registros.

DIVULGAÇÃO

Capa de Magia Amarela, à esquerda, e de AmarElo, à direita

Juliette não esteve envolvida na criação visual de Magia Amarela

Magia Amarela

Juliette Freire e Duda Beat foram acusadas de plágio por Evandro Fióti, irmão do cantor Emicida. As artistas lançaram na terça (17) a música Magia Amarela, para uma campanha publicitária da Bauducco. Internautas imediatamente apontaram semelhanças com o projeto AmarElo (2019) do rapper paulista.

Assim que a faixa da ex-BBB foi lançada junto com o conteúdo visual, os fãs de Emicida logo repararam que a tipografia do nome da música e até o conceito estavam muito parecidos com o projeto do cantor. A campanha publicitária foi cancelada pela marca de alimentos.

Por meio do X, Juliette se posicionou sobre o assunto com uma nota oficial de sua assessoria de imprensa: "Informamos que a música Magia Amarela faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o comunicado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.