Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COPIARAM?

Irmão de Emicida acusa Juliette e Duda Beat de plágio na música Magia Amarela

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com fotos de Juliette, Emicida e Duda Beat

Juliette, Emicida e Duda Beat; cantoras são acusadas de copiar projeto AmarElo do rapper

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2023 - 9h44
Atualizado em 18/10/2023 - 19h30

Juliette Freire e Duda Beat foram acusadas de plágio por Evandro Fióti, irmão do cantor Emicida. As artistas lançaram na terça (17) a música Magia Amarela, para uma campanha publicitária da Bauducco. Internautas imediatamente apontaram semelhanças com o projeto AmarElo (2019) do rapper paulista. "Nosso jurídico vai trabalhar", declarou Fióti. Juliette afirmou que foi contratada por uma marca para este trabalho e que sua equipe está em contato com os responsáveis pela produção para prestar mais esclarecimentos.

Assim que a faixa da ex-BBB foi lançada junto com o conteúdo visual, os fãs de Emicida logo repararam que a tipografia do nome da música e até o conceito estavam muito parecidos com o projeto do cantor. O álbum AmarElo ganhou um Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

"Descaradamente copiou o Emicida, copiou até fonte. A do Emicida tá em itálico, copiou os vitrais, a cor da roupa do Emicida", acusou Zu Villarins. "A Juliette copiou a estética da Manu Gavassi na caruda e agora meteu essa com o Emicida. Está sobrando 'hype' de torcida maluca e faltando criatividade, hein?", disparou Julia Drummond.

Evandro Fióti, irmão de Emicida que também colaborou com AmarElo, endossou as críticas feitas pelos internautas. "Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco.
Sem criticar às artistas, que inclusive admiro, mas nosso jurídico vai trabalhar!", escreveu no X, o antigo Twitter, após republicar a primeira divulgação de Juliette sobre a música.

Depois, ele ainda repostou diversas outras críticas às artistas em seu perfil. "O que mais escancara a gravidade do plágio é copiar em absolutamente tudo a obra do Emicida. Não é só a fonte ou os vitrais, é tudo. Apesar do rap (e o Emicida) alcançar grandes patamares, a indústria ainda tira o gênero pra nada. Faz apropriação descarada, sem medo", afirmou Felipe Mascari, que foi apoiado por Fióti.

"Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda", reforçou Evandro.

Também por meio do X, Juliette se posicionou sobre o assunto com uma nota oficial de sua assessoria de imprensa: "Informamos que a música Magia Amarela faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o comunicado.

Duda Beat se pronunciou sobre o assunto na tarde desta quarta. "A artista Duda Beat foi contratada pela marca Bauducco, através da Agência Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérprete da canção Magia Amarela ao lado de Juliette. No entanto, viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário", disse o início da nota oficial da equipe da cantora.

"Quando recebeu a letra da música para gravar, Duda e equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma. Porém, desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia nem tinha o nome de Magia Amarela)", continuou.

"A exclusão de Vassão do time de autores do jingle não foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores do projeto original AmarElo", se justificou.

"No entanto, na data de hoje, 18 de outubro, houve um movimento de reivindicações através das redes sociais de que os autores do projeto AmarElo foram usurpados de sua propriedade intelectual na campanha Magia Amarela. Essa informação surpreende Duda Beat e equipe, uma vez que nós somos expressamente contrários a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais", seguiu.

"Duda Beat reitera seu compromisso com a transparência e a valorização dos profissionais envolvidos em seus projetos. Ela e toda sua equipe lamentam profundamente o dano causado por essa situação e ressaltam que, diante destes novos fatos, sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa. Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional", concluiu a equipe da cantora.

Cancelamento da campanha

Na noite desta quarta, a Bauducco e a Agência Galeria, responsável pela formulação da campanha, anunciaram a descontinuação do projeto. A canção Magia Amarela tinha o intuito de divulgar a nova identidade visual da empresa alimentícia, "além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão".

"A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca", afirmaram, em um comunicado.

As marcas optaram por Juliette e Duda devido à proximidade de ambas com os ideais do projeto. "São duas artistas que já tinham uma amizade e formam 'uma família' com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte", continuaram.

A Bauducco ressaltou que a participação das cantoras "se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha".

"Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união", completaram.

Veja a capa dos projetos de Juliette em parceria com Duda Beat e de Emicida:

DIVULGAÇÃO

Magia Amarela e AmarElo

Comparação entre Magia Amarela e AmarElo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.