Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAGIA AMARELA

Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat após acusação de plágio

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Juliette Freire, à esquerda, e Duda Beat, à direita

A campanha da Bauducco com Juliette e Duda Beat foi cancelada após acusações de plágio

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2023 - 19h22

A Bauducco cancelou a campanha publicitária que envolvia Juliette Freire e Duda Beat. A marca de alimentos foi acusada de plagiar o conceito de AmarElo (2019), álbum lançado pelo rapper Emicida. Nesta quarta (18), internautas apontaram semelhanças entre o cenário fotográfico e a tipografia de ambos os projetos.

Em nota, a Bauducco e a agência Galeria, responsável pela formulação da campanha, anunciaram a descontinuação. O projeto tinha o intuito de divulgar a nova identidade visual da empresa alimentícia.

As empresas afirmaram que a canção Magia Amarela, interpretada por Juliette e Duda Beat, foi criada para "celebrar o amarelo, icônico e característico" da Bauducco. "Além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: 'Um sentimento chamado Família'".

"A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca", defendeu.

Segundo o comunicado, outros músicos foram considerados para protagonizar a campanha. As marcas optaram por Juliette e Duda devido à proximidade de ambas com o projeto. "São duas artistas que já tinham uma amizade e formam 'uma família' com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte".

A Bauducco ressaltou que a participação das cantoras "se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha".

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

O que aconteceu?

A canção Magia Amarela, de Juliette Freire e Duda Beat, foi lançada na noite desta terça (17). As cantoras foram acusadas de plagiar o álbum AmarElo, de Emicida. "Nosso jurídico vai trabalhar", declarou Evandro Fióti, irmão do rapper, que colaborou no disco.

Assim que a faixa da ex-BBB foi lançada junto com o conteúdo visual, fãs de Emicida logo repararam que a tipografia do nome da música e até o conceito estavam muito parecidos com o álbum de 2019. O disco ganhou um Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Por meio do X, Juliette se posicionou sobre o assunto com uma nota oficial de sua assessoria de imprensa: "Informamos que a música Magia Amarela faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o comunicado.

Duda Beat se pronunciou sobre o assunto na tarde desta quarta. Ela afirmou que percebeu as semelhanças com o trabalho de Emicida. Porém, "o nome de Felipe Vassão [um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo] estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial [que ainda não existia nem tinha o nome de Magia Amarela]".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.