Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMIGOS

José de Abreu revela que Lula o aconselhou a não entrar para política: 'Foi contra'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator José de Abreu em cena de Mar do Sertão, com expressão séria

O ator José de Abreu em cena de Mar do Sertão; ele pensou em deixar dramaturgia e entrar para política

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/4/2023 - 10h20

José de Abreu é conhecido por ser muito engajado politicamente. O ator, que é de esquerda, já comprou muitas brigas nas redes sociais por questões políticas. Ele chegou a pensar em largar a atuação e se candidatar a deputado federal, mas foi desencorajado a seguir por este caminho pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

"A minha ideia era parar quatro anos para ajudar o Lula a reconstruir o país. Ele foi contra e disse que eu não precisava estar na Câmara para isso. Mas eu estava decidido", contou o ator, em entrevista ao jornal O Globo. Ele desistiu, no entanto, porque entendeu que poderia perder muitas oportunidades de trabalho no audiovisual caso resolvesse entrar para a política.

"O que me fez mudar de ideia foi que eu descobri que existe uma cláusula de compliance em muitas empresas, principalmente multinacionais, que estabelece uma quarentena para contratar pessoas que ocuparam cargos políticos. Eles chamam de pessoas expostas politicamente. Com isso, eu poderia ter que ficar até oito anos sem atuar. Isso significaria o fim da minha carreira", explicou. 

José de Abreu disse que até já tem sentido diferenças na atmosfera política nacional após a eleição de Lula. Ele relatou que costumava ser muito hostilizado por bolsonaristas nas ruas, em estabelecimentos comerciais e na internet, e agora se sente mais seguro para andar pelo Rio de Janeiro. 

"Outro dia eu fui ao médico e resolvi fazer um teste. Fui caminhando de Ipanema até o Leblon e tudo correu tranquilamente. Resolvi, então, sentar do lado de fora de um bar. Duas pessoas vieram falar comigo e pediram para tirar foto. O ar está mais respirável. Os bolsonaristas estão mais ressabiados. Eles começaram a ver que o Brasil tem leis, principalmente depois do 8 de janeiro [data dos ataques terroristas nas sedes dos três poderes em Brasília]". 

O ator de 77 anos já tem próximo papel confirmado na Globo. Após atuar em Mar do Sertão (2022), ele estará no elenco de Guerreiros do Sol, novela do Globoplay. Abreu contracenará novamente com Isadora Cruz: em Mar do Sertão, ela foi sua nora; já em Guerreiros do Sol, fará o papel da mulher do personagem dele. O relacionamento será alvo de preconceito pela diferença de idade. 

Abreu revelou o segredo de sua constância na TV --apesar de não ter mais contrato fixo na Globo, ele continua sendo requisitado com frequência para atuar em produções da emissora. 

"É preciso também ter profissionalismo e aptidão, que é algo que vai além do talento. É uma maneira de se comportar e de saber lidar com pessoas diferentes, afinal este é um trabalho sobretudo coletivo. Por último, tem que ter muita sorte. A partir do momento em que você sobe na carreira e começa a pegar papéis importantes, as oportunidades diminuem. Assim como, quanto mais velho você fica, mais difícil fica. Eu, mesmo me encaixando nesses grupos, sigo na ativa. Outro dia um alto executivo da Globo comentou comigo que, mesmo após deixar o elenco fixo da emissora, eu mantive frequência de projetos na casa", declarou. 



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.