CULTURA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
José de Abreu e Lula (PT); ator é filiado à sigla desde 2013 e já cogitou concorrer a deputado
Publicado em 22/11/2022 - 22h20
Atualizado em 22/11/2022 - 22h33
José de Abreu usou suas redes sociais na noite desta terça (22) para criticar a escolha do deputado Alexandre Frota (PROS) como membro da equipe de transição de Cultura do governo Lula. Com a publicação, o ator de Mar do Sertão, que é petista de carteirinha e defensor ferrenho da sigla, contrariou o partido publicamente. "Desrespeito", opinou o artista.
O veterano se manifestou no Twitter, frequentemente utilizado por ele para expor opiniões políticas. "Colocar Alexandre Frota na transição na área da Cultura é um desrespeito à classe artística. Gente, o Frota é piada no meio artístico pela falta de cultura", pontuou o ator, que emendou em outra publicação:
"Nem Bolsonaro deve o desplante de aliar Frota à Cultura! Por isso a ruptura. Jesus, Deus Pai! Meus sais", escreveu Abreu. Apesar da posição, a maioria dos seguidores discordou do intérprete do coronel Tertúlio e saiu em defesa do parlamentar no papel escolhido.
"Eu nunca me imaginei admirar tanto o Frota e vou passar panos sim para ele. Sua atuação tem sido ilibada!", escreveu Antonio Paixão na página do global. Diante da enxurrada de defesas ao deputado, Abreu questionou a atuação do deputado no ramo. "Qual a contribuição de Frota à Cultura brasileira? No aguardo", perguntou.
Ainda indignado, o veterano das novelas da Globo voltou a atacar a escolha de Frota posteriormente, comparando com outros nomes da Cultura nacional. "Não é possível uma coisa absurda dessas na terra de Chico, Gil e Caetano, que aliás foram vergonhosamente atacados pelo Frota que só arregou pagando fortunas na Justiça. Seria dinheiro público? Ou ele tem outras rendas?"
Alexandre Frota se elegeu deputado federal por São Paulo em 2018. À época, ele era filiado ao extinto PSL e obteve 155.522 votos. O ator integrou o grupo de políticos defensores de Jair Bolsonaro, que foi eleito presidente naquele ano.
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
O deputado Alexandre Frota
No meio do mandato de Bolsonaro, Frota pulou do barco e passou a fazer oposição ao chefe do Executivo, filiando-se ao PSDB, partido pelo qual ele concorreu ao cargo de deputado estadual nos pleitos deste ano, quando obteve apenas 24.224 votos.
Desde o primeiro turno, o parlamentar passou a defender publicamente o então candidato do PT e com isso, passou a conquistar a simpatia de eleitores da esquerda. A aproximação entre Frota e Lula foi ainda maior no segundo turno, ação que desencadeou no convite para integrar a equipe de transição.
Além de Frota, participação do grupo as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e os deputados federais Marcelo Calero (PSD-RJ) e Túlio Gadelha (Rede-PE).
José de Abreu é filiado ao PT desde 2013. Desde sua filiação à legenda, o ator cogitou por duas vezes concorrer ao cargo de deputado: em 2014 e neste ano, tendo desistindo em ambas as vezes e se dedicado apenas ao seu trabalho na Globo, emissora em que atua em novelas e séries desde 1980.
Confira a publicação de José de Abreu sobre Alexandre Frota:
Colocar Alexandre Frota na transição na área da Cultura é um desrespeito à Classe Artística.
— José de Abreu (@zehdeabreu) November 22, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.