'PRECONCEITO'
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
O ator e deputado federal Alexandre Frota (PROS); ele renunciou à indicação para Cultura
Dois dias depois de ser indicado como membro da equipe de transição de Cultura do governo Lula, o deputado federal Alexandre Frota (PROS-SP) renunciou à função. A decisão ocorreu após uma série de ataques da classe artística, que pressionou o time do presidente eleito em relação à escolha do ex-ator.
Por meio de seu perfil no Twitter, Frota informou aos seguidores sobre a renúncia e criticou os ataques sofridos nos últimos dias. "Fala pessoal, tenho visto os ataques covardes e preconceituosos que eu tenho recebido por ter sido convidado para a transição na Cultura", iniciou o parlamentar.
Em seguida, o ator aproveitou para alfinetar e mandar algumas indiretas: "Ataques, inclusive, à minha família, vem de uma ala da esquerda sapatênis do Leblon. O preconceito está na transição que fala em um país plural. O preconceito está na cabeça deles que falam da diversidade, de oportunidades pra todos, de respeito às diferenças, sem julgamentos [não é bem assim]", disse.
Para concluir a publicação, Frota afirmou estar "de boa" e não querer problemas. "Vou ficar com minha família e declinar do convite. Obrigado", finalizou o deputado.
Logo que foi anunciado para a equipe de transição da Cultura, na terça (22), Frota passou a receber inúmeras críticas nas redes sociais, principalmente da classe artística. José de Abreu, ator de Mar do Sertão e petista de carteirinha, chamou de "desrespeito" a escolha do deputado.
Outros nomes como Chico Buarque, Marieta Severo, Daniela Mercury e Caetano Veloso assinaram uma carta condenando a indicação de Frota. Apesar das críticas inicias, o PT havia dito até então que o parlamentar costuma votar em pautas contra o governo Bolsonaro.
Veja:
O Preconceito está na cabeça deles que falam da diversidade, de oportunidades pra todos, de respeito as diferenças, sem julgamentos ( não é bem assim ).Como estou de boa e não quero problemas,vou ficar com minha família e declinar do convite .Obrigado 🇧🇷👏
— Frota 77🇧🇷💙 (@77_frota) November 24, 2022
Alexandre Frota se elegeu deputado federal por São Paulo em 2018. À época, ele era filiado ao extinto PSL e obteve 155.522 votos. O ator integrou o grupo de políticos defensores de Jair Bolsonaro, que foi eleito presidente naquele ano.
No meio do mandato de Bolsonaro, Frota pulou do barco e passou a fazer oposição ao chefe do Executivo, filiando-se ao PSDB, partido pelo qual ele concorreu ao cargo de deputado estadual nos pleitos deste ano, quando obteve apenas 24.224 votos.
Desde o primeiro turno, o parlamentar passou a defender publicamente o então candidato do PT e com isso, passou a conquistar a simpatia de eleitores da esquerda. A aproximação entre Frota e Lula foi ainda maior no segundo turno, ação que desencadeou no convite para integrar a equipe de transição.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.