Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Lula cumpre promessa e chega ao velório de Pelé após recorde de ações

REPRODUÇÃO/AGNEWS

Imagem de Lula e Janja cercados de seguranças no velório de Pelé

Lula e Janja chegam ao velório de Pelé; presidente da República havia prometido presença

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 3/1/2023 - 10h36
Atualizado em 3/1/2023 - 10h40

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu o que prometeu e compareceu ao velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022), na manhã desta terça-feira (3). O presidente da República foi prestar suas homenagens após bater o recorde de atos nas primeiras 48 horas de mandato, ao assinar 52 decretos e quatro medidas provisórias.

O petista chegou à Vila Belmiro acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), e de seguranças. "Adeus ao rei. Descanse em paz, Pelé", escreveu ele, em sua conta oficial no Twitter.

Na transmissão da Globo, Cléber Machado se comoveu com o ato. "O presidente Lula teve uma atitude bem bacana. Saiu de Brasília no segundo dia de mandato e foi para Santos se despedir de Pelé. Ele foi ministro extraordinário de esportes do Fernando Henrique Cardoso, é muito simbólico isso", declarou ele.

Pelé morreu na última quinta-feira (29), mas era um desejo dele e de sua família que o velório acontecesse somente após a posse de Lula. O funeral começou na segunda-feira (2); o enterro será nesta terça, reservado apenas para familiares e amigos próximos.

Antes mesmo de assumir o mandato, o presidente havia começado a estudar a possibilidade de prestar as últimas homenagens ao rei do futebol pessoalmente. No primeiro dia de velório, no entanto, ele precisou se reunir com os chefes de Estado que vieram ao Brasil para acompanhar a posse no domingo (1º).

Lula realizou dez reuniões com as autoridades dos seguintes países: Espanha, Bolívia, Guiné-Bissau, Argentina, Equador, China, Chile, Portugal, Colômbia e Honduras. Inicialmente, estavam previstos 17 encontros, mas não houve tempo para todos.

Além das reuniões, o presidente reverteu uma série de ações e decretos de Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor. Ele ainda exonerou uma leva de bolsonaristas alocados em cargos comissionados no governo.

Confira abaixo a presença de Lula e Janja no velório de Pelé:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.